Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Sugestões para ganhar melhor desempenho na natação e rendimento nos treinos

Você treina, treina, treina, mas percebe que sua evolução estagnou dentro d’água. Em alguns casos os resultados podem realmente não aparecer, resultando em tempos que não melhoram ou que, às vezes, até pioram. Porém, é possível ter melhor desempenho na natação.

O responsável da falta de resultado é o limite de desempenho, que aparece quando você não consegue mais progredir mesmo com os treinos firmes e periódicos.

Ele pode estar ligado a variáveis fisiológicas (potência, limiares e VO2 máx.), a técnica, a estratégia usada na prova, a falta de descanso ou, até mesmo, a estratégia nutricional adotada.

 

Leia mais

Swim Care: avaliação de nado com filmagem 360º

5 estratégias para minimizar a dor muscular pós-treino

Como dividir a raia sem atrapalhar outros nadadores

 

Mas como saber se este é mesmo o seu caso? Antes de tudo é importante considerar alguns pontos que ajudam a diagnosticar o que estagnou e o que deve ser feito para a sua melhora.

Repense se a sua periodização de treinos está coerente com o seu tempo de prática no esporte, com a sua experiência na natação, se ela está de acordo com o seu nível de condicionamento físico e de treinamento e se você não está dando sempre os mesmos estímulos ao corpo.

Caso um destes pontos se destaque na avaliação, é importante fazer alterações nos treinos para manter um melhor desempenho na natação.

Abaixo, listamos algumas possíveis sugestões para você melhorar seu rendimento nos treinos. Confira:

Como ganhar melhor desempenho na natação

Equipe multidisciplinar

Quando a sua performance fica estagnada é importante recorrer a uma equipe multidisciplinar (nutricionistas, fisiologistas, psicólogos entre outros) para que você possa ter o desempenho avaliado minuciosamente. Aqui é preciso que você teste índices fisiológicos, a biomecânica dos movimentos, a estratégia nutricional e de prova etc.

Muitas vezes um simples ajuste na periodização ou uma mudança (ou adequação) de estímulos de treinamento (volume e intensidade) podem surtir efeitos positivos. Isso porque o corpo humano tende a se adaptar rapidamente aos desequilíbrios proporcionados pelo treinamento esportivo, o que gera a tal estagnação do desempenho.

Periodização em Blocos

Sente com o seu treinador, discuta a sua periodização e, se for o caso, tente por em prática a Periodização em Blocos, modelo muito usado por atletas de alto nível e por amadores com muito tempo de prática esportiva. Este modelo baseia-se no seu tempo de prática no esporte. Por isso, as cargas de treinamento são mais altas, com volumes e intensidades também elevados, sempre considerando a prova-alvo.

O objetivo é manter um alto nível de desempenho pelo maior tempo possível, mas sempre sendo acompanhado de perto pelo seu técnico para que você não entre em overtraining.

Treino de força

Aposte também no treino de força. Ele é complementar a natação e de extrema importância para a melhora e a manutenção da força máxima, da potência e da resistência, capacidades específicas para que você mantenha o alto nível dos treinos na água.

Ouça o seu corpo

Para evoluir é importante trabalhar em cima das suas dificuldades. Ouvir o que o corpo diz é necessário para que você não se lesione, principalmente em treinos com maiores intensidades. Ao mudar o treino, repare na resposta imediata do seu corpo, dando descanso a ele sempre que preciso ou diminuindo o ritmo para que você não se machuque.

*Fontes: Edson Pereira, treinador de ciclismo e MTB da Assessoria BK Sports e personal cycling; e Rogério Carvalho, educador físico, mestre em Estudos do Esporte pela USP, personal trainer e preparador físico de atletas de endurance

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!