Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Natação: cãibras em águas abertas

Durante uma travessia em águas abertas, as cãibras podem ser perigosas. Dependendo da intensidade, elas podem fazer você parar o exercício e abandonar a prova. Essa contração muscular involuntária geralmente acontece por duas razões: corpo pouco condicionado (fadiga muscular) ou alimentação inadequada. É uma dor paralisante, que contrai uma ou mais regiões e costuma acontecer em músculos maiores, como as panturrilhas.

As cãibras podem acontecer em uma atividade física intensa (durante ou após o esforço) ou quando o corpo está relaxado após o exercício. Além da fadiga muscular, outros fatores podem provocar esses espasmos: desidratação (perda de sódio e magnésio), temperatura da água e do clima, sedentarismo, deficiência de vitaminas, entre outras razões.

leia-mais-cinza

ícone-texto CÃIBRAS: APRENDA O QUE SÃO E COMO EVITAR
ícone-texto BANANAS AJUDAM A EVITAR CÃIBRAS?

Ao contrário do que acontece em uma contratura (quando o músculo contrai-se de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento), as cãibras desaparecem após alguns minutos e um bom alongamento das fibras musculares já ajuda a aliviá-las. Para evitá-las, aconselha-se fazer uma ingestão adequada de carboidrato, antes e após o exercício. O mesmo vale para a hidratação. O corpo deve estar bem hidratado antes e depois da travessia. A água de coco ou o suco de melancia, por exemplo, são ótimos como isotônicos naturais e contribuem para a reposição dos níveis de sódio e de potássio.

Antes de começar uma travessia em águas abertas, lembre-se: não existe apoio, então, se engolir água ou sentir cãibras, mantenha a calma. Boiar sempre é uma boa estratégia e o nado de peito pode ser uma alternativa, pois ajuda a estabilizar a respiração caso você precise de um descanso.

Outras dicas:

– Encontre um ritmo confortável de nado durante a prova.
– A boa orientação nos treinos te levará a um nível de conhecimento de suas reais condições e capacidades.
– O sono é reparador. Durma bem antes de uma travessia.

(Fontes: Paulo Roberto Silveira Bicudo, personal e orientador físico da Academia  Ecofit Club  e Dra. Rita Cherutti, nutricionista da New Millen)

 

 

 

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

Compartilhe por email!