Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Natação: sucesso na raia rápida

O desempenho na piscina depende de vários fatores, incluindo genética, treino, motivação e dieta. Infelizmente, muitos nadadores não prestam atenção à dieta, e consequentemente, comprometem o desempenho. Fazer escolhas sábias na alimentação proporcionam aos músculos o combustível apropriado e permite que você treine mais tempo e em melhores condições.

Carboidratos:

Quantidades adequadas de carboidratos são essenciais para o desempenho na natação. Os carboidratos são fontes eficientes de energia para os músculos. Uma dieta de um nadador deve consistir em pelo menos 60% das calorias totais de carboidratos como pães, cereais, arroz, massa, pães de forma. Nadadores que treinam dias consecutivos devem adotar uma dieta rica em carboidratos, com pelo menos 300 a 500 gramas por dia ou 4 a 5 gramas de carboidratos por 500 gramas de peso corporal.

Nadadores que treinam duas vezes ao dia, freqüentam aulas e participam de outras atividades, podem achar difícil fazer três refeições ao dia. Conseqüentemente, muitos nadadores podem não consumir carboidratos suficientes. Nessas situações, é sempre recomendável um suplemento alimentar alto em carboidrato, com a intenção de fornecer calorias extras.

Nutrição durante exercícios ou competição

Pesquisas feitas em sessões de treinamento com duração superior a trinta minutos mostraram que consumir carboidratos podem melhorar o desempenho. Enquanto é inconveniente comer durante a prática de natação, é benéfico consumir uma bebida esportiva que forneça líquidos e carboidratos. Consumir carboidrato durante a prática ou competição adia o cansaço e permite que os nadadores treinem mais tempo e com mais empenho.

Nutrição antes da piscina

O tipo de alimento ingerido antes da competição influencia na maneira como o nadador vai atuar na água. A melhor refeição antes do evento deve conter primariamente carboidratos. Alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e frutas são facilmente digeridos e absorvidos. Uma boa dica: 0,5 a 2 gramas de carboidratos por 500 gramas de peso de uma a quatro horas antes do evento.

Nutrição pós piscina

Um nadador deve consumir pelo menos 70 gramas de carboidrato dentro de 30 minutos após o exercício, seguido de um adicional de 75 a 100 gramas (300 a 400 Kcal) a cada 2 a 4 horas, dali para frente. Isso ajudará a repor níveis de energia muscular (glicogênio) antes do próximo evento ou exercício. Caso contrário poderá levar 24 horas para reabastecer os músculos.

Alimentos ricos em carboidratos

Opções / Carboidratos (gramas)
1 banana média – 27
1 pão de forma – 31
2 Torradas – 11
1 xícara de cereais – 24
1 xícara de arroz – 50
1 xícara de macarrão – 34
1 batata média assada – 32
900 ml de gatorade – 56

Líquidos: beba

Apesar de nadadores estarem cercados por água, eles ainda estão vulneráveis à desidratação, especialmente durante o verão. Nadadores que perdem menos de 1% do peso corporal com a transpiração podem ter o desempenho adversamente afetado. Para um nadador que pese cerca de 70 quilos, isto significa uma perda de peso inferior a um quilo e pode causar cansaço e desidratação.

Infelizmente, a maioria dos nadadores só bebe quando tem sede. Convém lembrar que a sede não é um bom indicador da quantidade de líquido necessária ao organismo. Beba muito líquido antes, durante e depois de exercícios e competições. Uma bebida esportiva formulada apropriadamente, como Gatorade, fornece líquido e carboidrato para manter o desempenho. Estudos mostraram que atletas ficam mais hidratados quando consomem bebidas esportivas do que quando consomem somente água.

Dicas de hidratação

– Mantenha uma garrafa de líquido no deck da piscina, para ser bebido entre repetições e sets.
– Pese os atletas antes e depois do treino, estimulando-os a beber pelo menos 3 copos (680 ml) de líquido para cada 500 gramas perdidos durante o exercício.
– Nadadores que habitualmente perdem mais de 1% de peso corporal durante a prática, devem ser incentivados a beber mais, para ficar mais hidratados.
– Confira a cor da urina dos atletas. Urina de cor escura pode indicar que ele/ela está desidratado e precisa beber líquido.
– Evite bebidas gasosas que podem causar inchaço e reduzir a quantidade de líquido consumido.
– Evite bebidas com cafeína e alcoólicas, pois podem fazer o corpo perder líquido.

GSSI do Brasil
O Gatorade Sports Science Institute (GSSI) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1988, por Gatorade, que tem como objetivo principal compartilhar informações e expandir os conhecimentos nas áreas de nutrição e ciências do esporte. Sua missão é ajudar praticantes de atividade física a otimizarem sua saúde e performance através de pesquisas e ações educacionais sobre hidratação e ciência da nutrição.

 

 

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!