Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Primeiros passos para estrear em águas abertas

A natação é um dos esportes mais completos e recomendados para quem busca um maior equilíbrio muscular. No entanto, existe uma grande diferença entre o nado na piscina e a natação em águas abertas. Quem quer dar braçadas no mar pode treinar na piscina, mas com objetivos um pouco diferentes das atividades normais.

“Os treinos devem ter ênfase na resistência física e com uma atenção especial ao nado crawl, procurando equilibrar o total de metragem dos treinos com a distância que será feita dentro do mar”, explica o treinador da Escola Paulista de Medicina, Edu Modenez.

Para ele, é muito importante treinar para uma prova de natação em águas abertas com a orientação de um profissional da área. “Principalmente para quem for estrear, trocar a piscina pelo mar exige um acompanhamento, tanto para segurança do atleta, quanto para a adaptação nesse novo ambiente”, completa Modenez.

O tempo de preparação para essa transição depende de dois fatores: o condicionamento físico atual do nadador e a distância que ele irá nadar no mar. “Pensando em um padrão, o ideal é ter uma frequência mínima de três treinos por semana, alternando com musculação. Para distâncias mais longas, a partir de 3 km, é recomendável aumentar ainda mais essa frequência semanal”, conta Modenez.

 

Leia mais

Séries de exercícios para perder peso com a natação

Dicas para nadar sozinho e evoluir

Maratona aquática: dicas de treinamento

 

Para nadar no mar, represa ou rio, onde são realizadas algumas das provas de natação em águas abertas, existem algumas estratégias para que o nadador tenha um rendimento melhor.

Dicas para a primeira prova de natação em águas abertas

Largada

Antes de sair, o ideal é observar as boias que compõem a rota e se posicionar de maneira que facilite o seu trajeto, uma vez que dentro do mar, sua visão mudará totalmente. “O ideal é sair pelas laterais, para evitar o famoso “bolo” de pessoas”, recomenda Modenez.

Durante a prova

É recomendável manter o ritmo que você está acostumado, sempre optando pelo nado crawl. “É comum existir contato entre os nadadores, porque estão muito próximos um dos outros dentro da água. No entanto, árbitros estão em todo o percurso para verificar se algum nadador venha a cometer alguma atitude anti-desportiva”, explica o treinador.

 

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!