Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Dicas para nadar sozinho e evoluir

Você mora em prédio ou casa com piscina e quer dedicar mais tempo à natação? Escalamos o professor Eduardo Ferreira, da Academia 4 FIT, para mostrar que você consegue, sim, nadar sozinho e fazer um bom treinamento sozinho sem precisar recorrer às academias.

Ferreira preparou algumas dicas para que a experiência sozinho na piscina seja proveitosa e proporcione também evolução. Confira:

Primeiro passo
Não adianta nada você dar o primeiro passo sem ter ao menos traçado os seus objetivos. Coloque tudo no papel, isso vai te ajudar a realizar o treinamento correto. “Responda essas perguntas mentalmente: o que você está buscando na piscina? Você quer partir para uma competição? Está buscando qualidade de vida? As respostas vão fazer com que você divida melhor o seu treinamento para trabalhar e nadar sozinho corretamente”, afirma o professor.

Treinamento
Com os objetivos em mente, monte o seu treinamento a partir disso. “Se o atleta quer partir para o lado mais competitivo, é legal que ele treine mais de 3 vezes por semana, mas se é para qualidade de vida, de 2 a 3 vezes por semana já está ótimo, com treinos de 50 minutos a 1 hora. Lembre-se: seu corpo também cansa dentro da água, então é importante intercalar o seu treinamento para os seus músculos descansarem da maneira correta”, alerta Ferreira.

Exemplo de treino:
400 metros de aquecimento: 100 metros crawl + 100 metros outro estilo + 200 metros crawl, sendo 100 metros com mão fechada e 100 metros com a mão normal.

Agora, você precisa ter um intervalo de 30 segundos a cada 200 metros:
50 metros nadando forte + 150 metros fraco
100 nadando forte + 100 nadando fraco
150 metros forte + 50 metros fraco
200 metros forte
100 metros solto
Total: 1.500 metros

 

Leia mais

Férias: treinos no mar e na piscina

Dicas para dividir a raia sem atrapalhar outros nadadores

Treinamento em perspectiva: um exemplo de estrutura de treino

 

Improviso
É sempre bom ter acessórios de natação para os treinos, mas se você ainda não tem, é possível improvisar em alguns exercícios. “Toda piscina tem um espaguete, então você pode trabalhar perna sem a nadadeira e ao mesmo tempo colocá-lo na perna como flutuador. Já meias encharcadas podem deixar os pés mais pesados, funcionando como pesos”, sugere.

Variação
Na divisão de dias, é legal fazer uma variação do treinamento. “O treino pode ser focado mais nos braços em um dia e nas pernas em outro. Se você for treinar três vezes na semana, o outro dia pode ser de trabalho de braços e pernas”, diz Ferreira, antes de dar outra recomendação.

“Se você é praticante de outra modalidade e naquele dia trabalhou mais um membro que o outro, então é melhor intercalar para não sobrecarregar nenhuma parte do corpo. Os treinamentos de braço indicados são educativos com os palmares e flutuadores. Já para as pernas, educativos com a prancha e as nadadeiras.”

Piscina cheia
É extremamente normal ter que dividir a piscina com mais gente, então o importante é prezar pela boa convivência. “Converse com as pessoas que estão na piscina para vocês dividirem o espaço sem nenhum encontrão. Tente rodar na raia se mais algum morador estiver treinando – indo por um lado e voltando pelo outro”, ensina o treinador.

Fique de olho
Todas as dicas acima são para você treinar em um bom ritmo ao nadar sozinho, mas contar com um professor, mesmo que esporadicamente, é sempre muito útil. “É muito bom ter um professor de olho no seu treinamento para dar um feedback dos nados, mesmo que não seja sempre. Ele é a melhor pessoa para te corrigir e dar mais dicas”, finaliza Ferreira.

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

Compartilhe por email!
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]