Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Técnicas de natação: ajuste a postura

Ter uma postura correta enquanto caminhamos, sentamos ou fazemos outras atividades é indispensável para evitar dores na coluna e corrigir erros posturais. Agora, essa máxima pode ser aplicada, também, enquanto você nada. Manter o corpo alinhado durante a natação evita que seu quadril fique muito baixo e, assim, diminui o arrasto hidrodinâmico, melhorando sua eficiência e a velocidade.

LEIA MAIS
icon texto_menor TÉCNICAS DE NATAÇÃO: REDUZA O ATRITO
icon texto_menor 5 DICAS PARA NADADORES INICIANTES

Este alinhamento correto do corpo é conhecido como streamline (quando o nadador está com os braços estendidos para a frente), e tem uma série de exercícios educativos que podem melhorar a sua postura. Entretanto, é preciso levar em consideração duas coisas importantes:

Bater as pernas: a função das pernadas na natação é muito mais de postura do que de propulsão. Quando você encontra o tempo adequado da pernada e faz uma pernada eficiente, a perna e o quadril sobem, melhorando sua postura como um todo.

Por esta razão, é fundamental que você melhore a qualidade da pernada pra subir seu corpo completamente alinhado na água.

Ativar os músculos do abdômen e da lombrar: quando você aprende a ativar estes músculos de maneira que não precise ter uma pernada muito intensa ou muito rápida, seu corpo fica reto. Um treino indicado para a mobilização da lombar e do abdômen é usar uma borracha para prender os pés. Você pode fazê-la de várias maneiras, como, por exemplo, cortar uma câmara de ar e prendê-la em suas pernas. Desta forma, elas irão subir naturalmente e compensará o uso da lombar.

A dica é usar uma boia nas mãos, para não dificultar o seu nado.

Exercício 1: remando com braço direito / esquerdo
Ao fazer este exercício, respire o mínimo possível e preocupe-se com a entrada da mão na linha do ombro.

Exercício 2: alternar duas braçadas
Quando estiver na água, alterne suas braçadas: ora com o braço direito, ora com o esquerdo. Fique de olho, também, na respiração e alterne-a de acordo com a mudança de braço.

Dicas para manter o quadril elevado
Nadar com o quadril baixo pode, também, estar relacionado com um mau fortalecimento do abdômen. Caso você não consiga manter o corpo alinhado porque não consegue deixar o quadril elevado, duas dicas são essenciais para te ajudar.

1 – Afundar a cabeça: a ideia é que o meio da testa esteja dentro da água. Quando você consegue afundar a cabeça, o quadril e a perna sobem, o que já melhora a sua posição na água.

2 – Visualizar que você está empurrando as costelas para o fundo da piscina: quando está deitado na água, em posição com o ventre para baixo, você faz como se estivesse empurrando as costelas para o fundo da piscina. Desta forma, irá gerar um leve arqueamento das costas, bem sútil, que também ajuda a subir as pernas e faz com que seu corpo fique melhor alinhado.

(Fonte: Silvio Mamede Kestener, professor de natação da Cia Athletica Kansas/triatleta Ana Lídia Borba)

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!