Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Técnicas de natação: como sair do bolo

A chave para uma boa natação é saber lidar com o tumulto da largada, onde o contato físico faz com que o atleta perca muito tempo. Livrar-se desse “bolo” vai fazer você ganhar minutos preciosos na água e sair mais inteiro para pedalar e correr. E tudo isso depende de um bom posicionamento. Assim, ouvimos Luiz Francisco Paiva, o Chicão, um dos melhores triatletas na natação do Brasil, que deu algumas dicas para você se dar bem na água.

Largue em seu lugar

Se você nada bem, não adianta largar atrás. Vai perder tempo recuperando terreno e tentando passar por todo aquele mar de gente se esbarrando. Se você não nada bem, também não adianta querer largar na frente, pois vai ser atropelado pelos mais rápidos, perdendo tempo com contato físico. Até a motivação vai se perdendo, vendo muitos competidores te passando.

Evitando o tumulto

Procure largar pelas laterais, evitando aquele bolo que se forma nos começos de prova. Melhor nadar um pouco mais do que ficar se engalfinhando com os outros triatletas.

Até a boia

Se estiver entre os dianteiros, dê uma acelerada para poder contornar rente à boia sem estar no tumulto. Caso você venha mais atrás, provavelmente terá de fazer a curva com mais pessoas ao lado. Melhor se posicionar um pouco por fora para que não haja trânsito e corra o risco de ter de parar. A distância é maior, mas o tempo, menor.

Na esteira

Quando entrar numa esteira (“vácuo” do nadador adiante), procure não ficar tocando ou batendo o braço no pé do atleta a sua frente, pois isso pode prejudicar o nado dele e fazer com que o ritmo diminua — e assim você também vai sair perdendo. Treine esteira na piscina para saber como proceder na hora da prova e não prejudicar o seu tempo e o de outro competidor.

Marque quem você conhece

Tente largar próximo daqueles que têm uma natação parecida com a sua — você pode usar os resultados das provas como referência. Se tiver uma amizade, pode até combinar como largar com ele e os dois, fora do tumulto, fazerem uma natação cooperativa desde o início.

Matéria publicada na revista VO2 Bike, edição 104, julho-agosto/2014

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!