Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Técnicas de natação: respiração eficiente

Seja no estilo peito, borboleta ou crawl (livre), a respiração correta pode ajudar o nadador a gastar menos energia e manter um bom alinhamento do corpo na água. E se pensarmos na frequência respiratória, uma boa técnica passa a ser essencial para uma melhor oxigenação do corpo, além de ditar o ritmo e/ou a intensidade do nado.

“No nado peito, obrigatoriamente deve existir uma respiração para cada ciclo de braçada, enquanto nos estilos borboleta e crawl pode haver o bloqueio da respiração entre as braçadas. Já no nado costas, não há uma regra especifica, pois as vias aéreas estão livres o tempo todo”, explica Wanderley Santos, professor de natação da academia Cia. Athletica (SP).

De acordo com o treinador, no estilo peito e borboleta a respiração é frontal, enquanto no nado livre o respiro é lateral. “Mas independente da técnica escolhida, o atleta deve encontrar o ritmo de respiração mais confortável para nadar”, completa Santos.

E para nadar de modo mais eficiente e poupar o fôlego, o professor deixou três exercícios bem simples voltados para o nado Crawl, o estilo mais comum entre os nadadores.

1 – 1 respiração a cada 2 braçadas (2/1)

 

2 – 1 respiração a cada 3 braçadas (3/1)

 

3 – Um braço parado a frente realizando respiração lateral com 6 pernadas. Realizar três braçadas e repetir o movimento.

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!