Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Treinamento: com que frequência é necessário praticar a natação?

A natação requer maior quantidade de tempo que outros esportes não. Contudo, é um dos mais completos e recomendáveis. Para os atletas, essa modalidade traz muitos benefícios, já que é uma atividade sem impacto e trabalha todos os músculos do corpo. Esse esporte também aumenta a capacidade aeróbica, ajuda a melhorar a flexibilidade e pode colaborar para a recuperação de lesões. A seguir, mostraremos quantas vezes os triatletas, corredores de rua e nadadores devem treinar.

A natação como complemento

Se você é corredor de rua e pratica natação para relaxar seus músculos, não é aconselhável realizar trabalhos de alta intensidade durante a semana. Se o plano de treinamento indica  natação como relaxamento e você encara a prática como outro treinamento, acabará sofrendo lesões por overtraining. Portanto, basta treinar (com baixa intensidade) duas vezes por semana como complemento para relaxar e os músculos.

Leia mais

Alimentação pós-treino: dicas do que comer

Respiração correta na natação: o início de tudo

Respirar no final da prova ou não: eis a questão

Para melhorar a forma física

Se sua única atividade á a natação, é recomendável que se pratique a modalidade de três a quatro vezes por semana. Para obter melhores resultados e progredir semanalmente, deve se alternar as durações e exigências de cada treino: alguns dias faça trabalhos de fundo, outros técnicas junto com a utilização do palmar e outros de passadas. Se seu único exercício é a natação, é recomendável que tenha aulas com um profissional para estabelecer objetivos levar um controle de seu treinamento.

Para o triathlon ou biathlon

É indicado que o atleta nade, no mínimo, três vezes por semana. O tempo e a intensidade dependerão da distância para qual está se preparando. Para os triatletas ou biatletas, é sempre aconselhável mesclar duas modalidades em cada treinamento. Por exemplo, depois de suas sessões de natação, é recomendável fazer  um trabalho de corrida. Isso ajudará a realizar as transições de modo mais seguro, pois o corpo estará mais acostumado a passar de uma atividade para outra.

Como as provas de natação no triathlon são disputadas em águas abertas, é recomendável que o treinamento seja feito sempre olhando para frente (na corrida, para ver a boia) e com roupa de mergulho.

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!