Treino de navegação em águas abertas

Atualizado em 20 de abril de 2016

O nadador de águas abertas está suscetível à influência de intervenções climáticas, como vento, maré, entre outras armadilhas do tempo. Mas um dos fatores que mais assusta este atleta é a navegação. Afinal, treinar em piscina é mais simples, já que as demarcações exatas garantem um nado tranquilo. Já em travessias, não há esta facilidade. Para não se perder e chegar bem no fim da prova, veja alguns exercícios que te ajudarão a melhorar a navegação no mar:

1 – Respiração Frontal: a respiração frontal é a forma usada para navegar nas provas de águas abertas. Para isso, faça tiros de velocidade usando essa técnica para sentir mais intensamente a realidade de respirar e navegar ao mesmo tempo.

2 – Respiração 4×4: Faça o nado crawl, alternando cabeça fora d’água com a cabeça dentro. Alterne, também, quatro braçadas com a cabeça na água, com quatro braçadas com a cabeça fora.

3 – Polo: Faça o nado crawl com a cabeça totalmente fora d’água. Para isso, mantenha a cabeça parada e olhe sempre para frente. Não rotacione o pescoço para respirar do lado. Mantenha a sua pernada constante e forte para evitar que o corpo afunde.

4 – Respirações alternadas: as respirações alternadas são sempre necessárias. Sempre que possível, encaixe as variações de 3×1, 5×1, 7 x1 e 9×1.  Essa é uma maneira de exercitar a rotação do pescoço e ter mais noção de posicionamento no mar (bilateralidade). Além disso, esse exercício ajuda a não sobrecarregar apenas um lado e o ombro.

Além desses exercícios, uma boa dica para aqueles que nadam na praia é treinar a entrada e a saída do mar. É importante se preocupar com um bom posicionamento na largada e um belo sprint final. O nadador, também, deve se preparar para enfrentar ondas, e saber o melhor momento para levantar e correr, ou bater no pórtico de chegada.

(Fonte: Marcos Campos, maratonista aquático e atleta Aqua Sphere)