Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Como voltar aos treinos de natação após um período afastado

Há diversas razões que levam um atleta à ficar longe dos treinos: uma lesão, acúmulo de trabalho, um período de festas e até a preguiça de fazer alguma atividade física. Na natação, isso não é diferente. Voltar aos treinos pode não ser uma tarefa fácil e requer alguns cuidados.

O Ativo.com conversou com o professor Rodrigo Triviño, treinador da Escola Paulista de Medicina e separou 4 dicas para você que está nessa situação e deseja cair na água o mais rápido possível.

Dicas para voltar aos treinos na natação

Procure um profissional qualificado

É normal voltar para piscina meio enferrujado. Por isso, antes de cair na água, procurar um profissional para analisar e aprimorar sua técnica é uma boa solução. “A partir do momento que você consegue a técnica correta, outros benefícios são gerados, como o ganho de força, a melhoria da parte respiratória e do condicionamento físico”, explica Triviño. Segundo ele, a técnica gera todo o resto. 

Faça fortalecimento 

No início, independente do seu estado físico, é recomendado realizar um trabalho leve e de fortalecimento para prevenir lesões. “A ideia é não pular etapas. Além da natação, existe uma série de exercícios funcionais que são fáceis de fazer e irão ajudar nesse processo”, conta Triviño. “Essa dica é ainda mais importante para aqueles que possuem um histórico de lesões”, completa o treinador. 

 

Leia mais

Vencedor do Ironman ensina técnicas para travessia

7 dicas de natação em águas abertas

Dicas para dividir a raia sem atrapalhar outros nadadores

 

Cuidado com os excessos

É comum voltar aos treinos com muito apetite para nadar todos os estilos e usar todos os equipamentos, certo? Cuidado! Excesso não é recomendado para nenhuma atividade física. Mesmo parecendo bom para você, isso não vai te acrescentar nada. “Uma sobrecarga gradual de intensidade e volume é o ideal para quem está retornando”, sugere o treinador. Segundo Triviño, a principal causa de problemas físicos é o excesso nas atividades.

Tenha paciência com os resultados

Pode ser meio chato e até entristecer em alguns casos, mas é muito raro você atingir os mesmos resultados de quando treinava com regularidade. Ter paciência é muito importante para você não abandonar o esporte novamente. “Nem sempre o corpo do atleta volta estimulado como antes. É um trabalho a longo prazo para ter uma vida longa na natação”, finaliza Triviño.

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

Compartilhe por email!