Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

10 alimentos (mais) indicados para a dieta da mulher

O professor-assistente do curso de Medicina da Universidade de Maryland, Pam Peek, explica em seu livro, Fight Fat After 40(Editora Viking 2000), que as mulheres têm necessidades nutricionais específicas para mantê-las focadas e com energia, à medida que envelhecem.

Por isso, fez uma lista com dez itens que toda mulher precisa incorporar ao seu cardápio semanal para que, a cada ano, ela fique ainda mais saudável:

Proteína de soja 

A proteína de soja é uma proteína de origem vegetal, que possui várias propriedades benéficas para a saúde da mulher. Primeiro, é importante porque promove saciedade, impedindo o “ataque” aos carboidratos, tão desejados (em especial) pelas mulheres.

Além disso, a soja exerce benefícios relacionados à saúde. Melhora os sintomas da menopausa, o controle do colesterol sérico, triglicérides e do risco de problemas cardíacos, além de prevenir alguns tipos de câncer.

Pão integral 

Não somente o pão integral, como também todas as farinhas ricas em fibras (aveia, granola, arroz integral…) devem ser incorporados à alimentação das mulheres porque dão mais saciedade, aumentam os níveis de vitaminas e minerais do organismo e deixam o metabolismo em equilíbrio. Portanto, melhora o seu funcionamento. Apesar dos benéficos, cuidado com os integrais. Para quem quer perder peso, eles são muito saudáveis, mas podem também ser calóricos. O uso é recomendado, mas com moderação. 

Alimentos ricos em ácido fólico  

Para as gestantes, principalmente, o ácido fólico está envolvido com a saúde do bebê em formação, nos primeiros dias de vida. Para quem quer engravidar, além de aumentar o consumo de alimentos ricos neste nutriente, deve fazer suplementação orientada pelo médico. São encontrados, principalmente, nos vegetais verdes escuros e feijões. 

Nozes 

As nozes como todas – e as oleaginosas (castanhas e amêndoas) -, são ricas em vitaminas e minerais antioxidantes (vitamina E, Zinco, Selênio). Previnem o envelhecimento da célula, além de serem ricas em Ômega 3 e 6, que ajudam no controle do colesterol. Por serem ricas em gordura, também promovem a saciedade. 

Vegetais de folhas verdes 

Os vegetais verdes escuros dão um suporte maior para o metabolismo, pois são ricos em vitaminas do complexo B, que ativam o metabolismo, magnésio, além de ser um importante mineral para as funções metabólicas, ferro e cálcio.

Frutas ricas em vitamina C

Laranja, limão, acerola, maracujá, morango, goiaba, kiwi e abacaxi são frutas ricas em antioxidantes, que melhoram a qualidade da pele e previnem o seu envelhecimento, além de estar envolvida na melhora da cicatrização, principalmente pós-cirurgia estética, por exemplo.

A cereja, além de rica em antioxidantes (vitamina C, antocianinas), combate o envelhecimento das células, ajuda no controle do colesterol, pressão alta, e combate o reumatismo, por influenciar na formação e resistência óssea. Possui também uma substância chamada fisetina, que junto com o fósforo, melhora a memória. 

Alimentos ricos em ferro

Os alimentos ricos em ferro evitam a anemia e previnem a falta de disposição na prática de atividade física, que é muito comum quando existe deficiência do ferro no organismo. A adequação do ferro na alimentação também é importante durante o período menstrual. Mais: toda alimentação rica em ferro, leva com ela outros minerais e vitaminas importantíssimos para acelerar o metabolismo e promover maior disposição. Carnes, gema de ovo e vegetais verdes escuros, principalmente.

Alimentos ricos em cálcio 

O cálcio é um dos minerais que precisamos de forma abundante. Por isso, há no mercado, hoje, muitos iogurtes e leites enriquecido. Ele está presente, principalmente, nos laticínios, nos vegetais verdes escuros, em algumas frutas e na sardinha. Até chegar a menopausa, as mulheres tem que fazer uma “poupança de cálcio”, para que durante a menopausa, onde a fixação do cálcio no osso fica mais difícil, a sua saúde não fique comprometida por não ter feito a reposição adequada ao longo da vida. O cálcio também está envolvido com os processos de contração muscular e perda de gordura corporal. 

Ingestão de líquidos, um capítulo à parte

A água exerce papel fundamental na diurese da mulher, na beleza da pele, aumenta a eliminação de toxinas do organismo, e diminui a retenção de líquido, muito comum no final do dia e nos períodos que antecedem a menstruação. Além disso, melhora a função intestinal e deixa as fezes mais pastosas.

 

Clube O2

Garanta sua jaqueta do Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!