Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

13 alimentos que combatem o cansaço

Foto: Shutterstock

O café é o aliado mais famoso contra o cansaço, mas outros alimentos são importantes  no dia a dia corrido. Selecionamos alimentos que, entre outros benefícios, possuem essa função de amenizar a fadiga.

Confira 13 alimentos

Alface

A alface é rica em lactucina, substância que ajuda a diminuir a sensação de fadiga, e em fosfato, importante mineral para combater depressão, confusão mental e cansaço. Ela também pode ser usada em sucos e nos chás, além das saladas. Uma boa dica para combater a insônia é preparar um chá de alface: coloque uma folha de alface fresco e algumas cascas de maçã em uma xícara de água (fervente) e deixe por alguns minutos. Beba uma xícara antes de deitar para dormir.

Ovo

Um dos mais alimentos mais completos. Rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A, D e E, ferro e zinco, ajuda a reduzir o cansaço físico e mental, melhora a função cerebral e tem ação antioxidante. Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), o ácido fólico e a acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória.

Aveia

É um alimento rico em vitaminas do complexo B, ajuda a melhorar a função cerebral, melhora o humor e fornece energia duradoura. Além disso, contém as famosas ß-glucanas, tipo de fibra solúvel que diminui a absorção de colesterol e retarda a absorção dos açúcares. 

Abacate

Rico em gorduras boas, magnésio e triptofano, também ajuda a melhorar a função cerebral e auxilia no relaxamento muscular.

Leite

Também é fonte de triptofano, melhora a função cerebral e dá sensação de bem-estar. É rico em cálcio, que tem função relaxante e mantém a saúde cardíaca.

Banana

Contém a vitamina B6, que produz energia para seu organismo e dá aquele pique para começar o dia.

Jabuticaba

A jabuticaba é rica em carboidratos simples, que fornecem energia rápida e, por isso, reanimam durante um treino longo de corrida, por exemplo.

Espinafre

Ajuda a prevenir depressão e melhora o funcionamento do sistema nervoso. É rico em potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas A, C e e as do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Chia e linhaça

Além do ômega-3, excelente fonte de gorduras boas, são ótimas fontes de magnésio, que geram energia para todas as células e atuam nas células musculares, evitando a fadiga. As gorduras boas também trabalham na manutenção dos neurônios e ajudam na saúde cerebral, por isso são importantes no tratamento de depressão, déficit de atenção e bipolaridade. No caso da chia, graças às suas fibras solúveis, os nutrientes vão entrando na corrente sanguínea lentamente, proporcionando mais energia ao longo do dia.

Frutos do mar

Ricos em zinco e selênio, que agem no cérebro e diminuem o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.

Arroz integral

Rico em vitaminas do complexo B, metionina e cistina. Melhora o humor e fornece mais energia.

Feijão

É fonte de ferro, potássio, zinco e aminoácidos essenciais, como a lisina. Ótimo para dar energia.

 

Leia mais

Aposte numa dieta contra lesões para uma vida longa na corrida

Opções de lanches saudáveis: 4 receitas para corredores sem sair da dieta

Pré-treino: alimentos para consumir (e evitar)

 

Nutrientes que ajudam a combater o cansaço

Vitaminas do complexo B

As oito vitaminas B – B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12 – desempenham um papel importante em manter nosso corpo funcionando como máquinas bem lubrificadas. Esses nutrientes essenciais ajudam a converter os alimentos em combustível, o que nos permite ficar energizados durante todo o dia.

Triptofano

Junto com a niacina, a vitamina B3 e o magnésio, atua como precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Assim, influencia indiretamente o comportamento alimentar, a fadiga e o sono, bem como o estímulo da insulina e do hormônio do crescimento.

Magnésio

Alimentos ricos em magnésio são importantes porque este mineral também atua como relaxante muscular, ajudando a evitar dores e fadiga. Sua deficiência pode comprometer a contração dos músculos não apenas durante a atividade física, mas também na contração que envolve os órgãos, comprometendo o funcionamento destes.

 

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!