Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

6 chás que podem fazer (muito) bem à saúde

O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e sempre é uma boa pedida, seja quente ou gelado. Além do agradável sabor, eles também são grandes aliados da nossa saúde, devido aos benefícios que podem proporcionar.

A bebida é proveniente da Camelliasinensis, planta de origem chinesa, rica em diversas substâncias, como os polifenóis, que apresentam potente ação antioxidante, capazes de combater os danos causados pelos radicais livres.

Outra característica importante dos chás extraídos da Camelliasinensis é a presença de cafeína, substância vegetal que estimula o sistema nervoso central, a circulação sanguínea e a atividade cardiovascular, além de diminuir a fadiga, melhorar o desempenho esportivo etc.

Dentre os chás obtidos a partir da planta Camelliasinensis, podemos citar os chás preto, verde, Oolong, branco e vermelho, que diferem um do outro pelo tipo de processamento que sofrem. Conheça um pouco mais sobre eles:

Chá preto: é totalmente fermentado (processo em que ocorre a liberação de enzimas, capazes de romper a estrutura celular das folhas) por aproximadamente seis horas, fazendo com que ele quase não apresente propriedades antioxidantes, já que o processo reduz o teor de dessas substâncias.

Chá verde: é obtido a partir das folhas jovens da planta e não é fermentado. As folhas são picadas e submetidas a um cozimento a vapor. Em seguida, são enroladas e colocadas em bandejas aquecidas. Após esse processo, as folhas são secas até que retenham a umidade natural.

Chá de Oolong: é parcialmente fermentado e sofre o mesmo processo que o chá preto, mas, seu tempo de fermentação é menor (aproximadamente duas horas).

Chá branco: é originário das folhas jovens, antes que as flores desabrochem, cujos botões são protegidos e não sofrem oxidação, sendo apenas lavados e secos. Por ser o menos processado, ele tem as propriedades nutricionais melhor preservadas, bem como maior teor de substâncias antioxidantes, além de ser o que mais proporciona efeitos benéficos à saúde.

Chá vermelho (também conhecido como Pu-erh): as folhas são completamente fermentadas por longo tempo. Seu processo de produção demora cerca de três anos, período onde ele adquire a sua cor característica.

Além das bebidas originárias da Camelliasinensis, há outros chás que beneficiam a saúde. Um dos mais populares é o de camomilaque vem das flores da planta Matricariachamomilla L., nativa da Europa e da Ásia Ocidental.

Assim como a Camelliasinensis, a camomila é rica em substâncias antioxidantes, tais como os flavonoides, e, ainda, auxilia na digestão, ameniza distúrbios gastrointestinais (constipação, diarreia, flatulência, náusea e vômitos), tem propriedades calmantes, além de ajudar a aliviar úlceras e inflamações do trato urinário.

(Fonte: Carolina Arbache, nutricionista da Natue.com.br)

Clube O2

Garanta sua jaqueta do Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!