Açaí: a fruta do verão

Atualizado em 09 de outubro de 2018
Mais em Nutrição

Por Fernanda Silva

Nutritivo e saboroso, o açaí vem ganhado cada vez mais fama entre as pessoas, principalmente entre os atletas. A fruta é um antioxidante natural (combate o envelhecimento precoce), rica em fibra, cálcio, ferro, potássio, vitaminas A, B1, B2, C e fonte de carboidrato. Encontrada na região norte e nordeste do Brasil, é muito indicada como repositora de energia e para o combate dos radicais livres, da fadiga e do esgotamento após os treinos, além de prevenir o organismo contra gripes e resfriados.

“O açaí é uma fruta rica em antocianinas, carboidratos, gorduras benéficas ao corpo, vitaminas e minerais, o que é excelente para o combate dos radicais livres produzidos no organismo. Por isso, é muito apreciado pelos atletas, pois ajuda a `dar um recuperada´ no corpo, que está desgastado”, explica Priscila Di Ciero, nutricionista esportiva. “Por ser rico em fibras e vitamina C, ele também auxilia no funcionamento intestinal e fornece energia rapidamente para os atletas, auxiliando a dar mais disposição e diminuir o cansaço pós-treino.”, completa a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira.

Mesmo sendo muito utilizada pelos esportistas, é preciso prestar atenção em qual momento ele será ingerido. “Sugiro o açaí com uma fruta pós-treino, especialmente quando na tigela, que vem com xarope de guaraná e fruta. Muita frutose antes de treinar pode ser indigesto, e mesmo a gordura do açaí sendo uma gordura saudável, antes do treino não é muito indicada, mas deve-se levar em conta as características de cada pessoa”, revela Priscila. Já o nutricionista Luís Ricardo de Souza Alves, da clínica Nutrição Fácil explica que tudo depende muito do atleta. “Se o corredor vai treinar às 7h é meio “estranho” comer açaí (gelado e doce) às 6h ou 6h20, nesses casos seria melhor pós-treino. Mas fica a critério do atleta, é uma excelente pedida antes ou depois dos treinamentos”, finaliza.

Atenção com a balança

Além de tomar os devidos cuidados em relação ao momento de inseri-la na alimentação, a fruta deve ser consumida com moderação, principalmente para aqueles que estão controlando o peso ou fazem uma dieta balanceada, pois o açaí tem muitas calorias. Quando ingerido com certas combinações, seu valor calórico aumenta, mas nada que possa ser banido da sua alimentação, por isso consulte antes seu nutricionista.

Tente optar pelo suco de açaí, e vale até misturar água de coco, ou a fruta em polpa congelada. O sorvete e o picolé, também são uma boa dica para os dias quentes. E também há frutas que combinam muito bem, como laranja, morango, maçã, mamão e banana, que ficam ótimas acompanhadas de granola, mel e cereais. Quando quiser ousar e abusar um pouco, experimente açaí misturado com marshmallow ou leite condensado.

Combate ao câncer

Por ser rico em antioxidantes, o açaí foi alvo de um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, que descreve como os antioxidantes conseguem destruir as células cancerígenas. O estudo, feito pelo professor do Instituto de Ciências Alimentícias e Agrícolas da Universidade na Flórida, Stephen Talcott, mostra que os extratos do açaí foram capazes de estimular a destruição de até 86% das células de leucemia testadas.

Segundo o pesquisador, ainda não se sabe muito bem quais são os efeitos dos antioxidantes no organismo humano, mas acredita-se que eles influenciem na absorção de nutrientes pelo metabolismo e em outros processos do organismo. O grupo norte-americano está fazendo outro estudo, para investigar os efeitos dos antioxidantes do açaí, conhecido nos Estados Unidos como “brazilian berry”, em voluntários saudáveis. O objetivo da pesquisa é mostrar como essas substâncias são absorvidas pelo sangue e como afetam a pressão sanguínea o nível de colesterol e outros fatores.

Dica

A nutricionista Tarcila Ferraz de Campos, nos enviou uma ótima dica para se consumir o açaí, em forma de mousse. Confira a receita:

Mousse de Açaí

Ingredientes

  • 500 g de polpa de açaí
  • 2 xícaras (chá) de farinha de tapioca do Pará
  • 1 envelope de gelatina em pó vermelha e sem sabor
  • 1 pitada de sal
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Bata no liquidificador por 1 minuto a polpa do açaí, o açúcar, o creme de leite e o sal. Junte a gelatina, dissolvida conforme as instruções da embalagem, e bata por mais 30 segundos. Transfira a mistura para uma tigela, adicione a farinha de tapioca (reserve 2 colheres de sopa) e misture com uma colher até ficar homogêneo. Umedeça uma fôrma com furo no meio com capacidade para 2 litros. Despeje a mistura e leve à geladeira por 3 horas, ou até ficar firme. No momento de servir, desenforme o mousse e salpique a farinha de tapioca.

Rendimento: 8 porções