Nutrição

Açaí: fruta com poderes terapêuticos

Benefícios

Na prevenção do câncer

As antocianinas combatem os radicais livres do nosso organismo, que são substâncias produzidas pelo nosso corpo e que, em excesso, podem causar doenças como o câncer.

Diminuição do colesterol

Um estudo publicado na revista Nutrição mostrou que ratos alimentados com dietas ricas em gordura, juntamente com a polpa do açaí, tiveram níveis mais baixos de colesterol LDL (“mau”) do que os ratos que foram alimentados com dietas ricas em gordura, sem a polpa de açaí. As antocianinas no açaí também podem ajudar a reduzir níveis de colesterol.

Benefícios para o coração

Estudo publicado na revista Atherosclerosis mostra que o suco de açaí protege contra a aterosclerose (endurecimento das artérias), inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias. Os benefícios de redução do colesterol também contribuem para o papel do açaí na manutenção de um coração saudável.

Sistema imunológico

Os antioxidantes presentes no açaí, incluindo altos níveis de vitamina C, podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico.

Agente anti-inflamatório

Alguns estudos também mostram que o açaí pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças devido à inflamação crônica, como asma e doenças autoimunes.

Prevenção do Envelhecimento

Os antioxidantes no açaí podem ajudar a amenizar os efeitos do envelhecimento. Flavonoides e antocianinas podem reduzir a degeneração das células, ajudando a manter o corpo saudável e jovem.

Ainda segundo a nutricionista do Instituto de Câncer de Brasília, Michelle Mendes, por ser uma fruta bastante energética, o açaí é ótimo para ser consumido antes da atividade física, pois ajuda a manter a energia durante o treino. Mas ela alerta: “Os açaís que encontramos por aí podem vir cheios de açúcares. E a dica é comprar a polpa da fruta sem açúcar e bater com uma fruta de sua preferência”. Ela aproveita e dá uma receita deliciosa e saudável: é só bater no liquidificador uma polpa de açaí, uma banana e 150 ml de água gelada.

Matéria publicada no site Segs

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação
Tags: frutas

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

3 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

3 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago