Alho roxo: confira os benefícios desse alimento

Atualizado em 22 de fevereiro de 2024

O alho, independente da variedade, é um alimento importante para a manutenção da saúde, pois possui nutrientes responsáveis por suprir as necessidades diárias do organismo. A alta concentração de zinco e selênio – que possuem propriedades antioxidantes – ajuda na prevenção da oxidação de células do corpo. O vegetal também possui um composto sulfurado chamado alicina, que dá o forte cheiro e contribui com boas características nutricionais – ação anti-inflamatória e antioxidante.

A variedade roxa, a mais produzida aqui, também é a mais rica em nutrientes e possui maiores quantidade de alicina, que é responsável por vários benefícios: além dos já citados, contribui ainda para a melhora da imunidade, tem efeito antimicrobiano, cardioprotetor e até mesmo anticancerígeno.

Alho roxo x alho branco

O alho branco (ou chinês) apresenta um sabor mais leve e adocicado, já o roxo é mais picante e aromático. Porém, um dente de alho roxo tem uma quantidade de alicina equivalente a cinco dentes de alho branco.

Benefícios

  • Prevenção de doenças: rico em fitoquímicos, o alimento está estritamente ligado à prevenção de doenças degenerativas, incluindo o Alzheimer. Esses alimentos exercem uma influência positiva no metabolismo, fortalecendo-o de forma saudável,
  • Rico em fibras: por ser uma excepcional fonte de fibras, seu consumo aprimora o trânsito intestinal, promovendo saúde e prevenindo complicações como a constipação,
  • Baixas calorias: apesar de seu enorme valor nutricional, uma unidade do alimento tem apenas cerca de 4 calorias;
  • Propriedades expectorantes: por conta de suas propriedades expectorantes, é um ótimo benefício para as funções respiratórias. Por essa razão, o condimento é frequentemente utilizado no tratamento de condições como bronquite e asma.