Alimentação do corredor

Atualizado em 27 de julho de 2016
Mais em Nutrição

Por Cesar Candido dos Santos

Os alimentos são a principal fonte de combustível para o corpo humano e manter uma dieta equilibrada é fundamental para quem pratica qualquer atividade física ter energia e disposição nos treinos e competições. Por isso, é muito importante todo corredor saber o que comer para melhorar seu desempenho.

“O atleta deve manter uma alimentação equilibrada para garantir todos os nutrientes necessários para a boa performance e evitar que o sistema imune se debilite, aumentando o risco de doenças, lesões e outras complicações médicas”, afirma Priscila Di Ciero, nutricionista especializada na área esportiva. “O conjunto de toda alimentação adequada, equilibrada, antioxidante e integral traz benefícios muito importantes às pessoas que praticam atividade física”, completa Daniela Jobst, nutricionista Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

Os protagonistas
Os carboidratos são o principal combustível para qualquer atividade física. Eles são armazenados pelo corpo em forma de glicogênio muscular, que é utilizado pelos músculos durante a corrida. Seu consumo é indicado antes, durante e após o exercício.

“Os carboidratos são importantes para fornecer energia. Eles podem ser ingeridos em forma de cereais integrais, pães, massas, frutas e quinua – que também é rica em Omega-3”, orienta Daniela.

As proteínas também são importantes para o atleta não perder massa muscular, pois são as responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos. Elas podem ser encontradas nas carnes, ovos e no leite e seus derivados. “Os carboidratos devem aparecer em maior quantidade no cardápio, com no mínimo 60% das calorias ingeridas no dia. Porém, as proteínas e as gorduras também são importantes para diversas funções no organismo e devem fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada”, diz Priscila.

Alimentos ricos em antioxidantes naturais também não podem faltar na dieta do corredor, pois eles ajudam a combater os radicais livres gerados durante o exercício e, consequentemente, evitam o envelhecimento precoce, os ricos de lesões e dores musculares.

“Os antioxidantes naturais são encontrados em alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão e morango, nos vegetais escuros, no azeite (vitamina E) e nos alimentos amarelos, ricos em vitamina A, como cenoura, abóbora etc”, explica Daniela.

Fique longe
Entre os alimentos que devem ser evitados pelos atletas, principalmente antes dos treinos e provas, estão os muito gordurosos, como frituras, os ricos em açúcar e as bebidas alcoólicas. Além disso, também não é muito indicado que se faça uma mudança radical na alimentação de uma hora para outra.

“Nunca se deve introduzir alimentos novos ou testar preparações diferentes do que se está habituado antes de uma prova ou treino mais forte, pois o organismo pode ‘estranhar’ e ter alguma reação”, alerta Priscila.