Alimentos desintoxicantes

Atualizado em 10 de outubro de 2018
Mais em Nutrição

A alimentação desintoxicante não tem o propósito de manter a pessoa alimentada ao longo do dia, mas sim de facilitar a saída de todas as suas toxinas e excessos.

O consumo indiscriminado de açúcar refinado e alimentos industrializados, com sua enorme carga de aditivos para aumentar durabilidade e aparência, e de alimentos contaminados por agrotóxicos é, em grande medida, responsável por muitos males. Some-se o ar poluído, águas contaminadas, o estresse da vida urbana, que enche o corpo de doses exageradas de cortisol e adrenalina, e o coquetel de intoxicação está preparado.

Por isso, fazer uso freqüente de alimentos desintoxicantes, na forma de sucos e chás, e também realizar atividades desintoxicantes, como a meditação, exercícios corporais e de respiração, são atitudes valiosas na jornada rumo ao corpo saudável.

Veja alguns exemplos de alimentos que auxiliam na desintoxicação, ou seja, na eliminação dos excessos. São alimentos crus e frescos, ricos em água e fibras naturais:

– Frutas
– Folhas verdes
– Brotos
– Legumes (berinjela, abobrinha, pepino)
– Raízes (cenoura, beterraba, inhame, bardana)
– Sementes (linhaça, gergelim, girassol)

É preciso lembrar de beber muita água e chá verde, que, além de eliminarem os excessos, ajudam na hidratação e manutenção das células do organismo e da temperatura corporal.

:: Serviço
Nutricionista: Renata Riciati
Tel.: 9919-4876
Site: www.rrnutri.com