Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Alimentos Funcionais: aveia

Cultivada pela humanidade há aproximadamente dois milênios, a aveia é um cereal que já foi utilizado apenas para fins medicinais e que, atualmente, é considerado um alimento saudável, com baixo nível calórico e rico em carboidratos e vitaminas.

Além dessas características, ela também apresenta uma boa concentração de fibras solúveis, o que pode ajudar a combater o colesterol e ajustar o funcionamento do intestino. Isso faz da aveia mais um alimento funcional.

“A aveia é considerada um alimento funcional pela sua concentração de fibras solúveis. O consumo regular deste tipo de fibra está relacionado à menor absorção do colesterol da dieta. Isso auxilia o tratamento e a manutenção dos níveis de colesterol sanguíneo e o funcionamento regular do intestino”, explica Thaís Lara, nutricionista da Nutrir Bem.

“Com estes benefícios, pode-se até considerar que o consumo regular da aveia é capaz de auxiliar na redução do risco de doenças cardiovasculares e câncer de cólon”, completa Thaís.

Suas capacidades funcionais também podem proporcionar vantagens específicas para quem pratica esporte, como a corrida. Segundo a nutricionista, o cereal tem digestão lenta e, por isso, é capaz de liberar energia aos poucos para o organismo, potencializando a disposição do atleta durante treinos e provas.

“Pode ser um ótimo aliado para a prática esportiva, garantindo um bom aporte de energia por tempo mais prolongado do que um carboidrato simples, como um pão francês. Além disso, justamente pela digestão lenta, proporciona maior tempo de saciedade, uma ótima estratégia para quem quer manter ou reduzir o peso”, afirma Thaís.

Para a nutricionista, o consumo deve ser feito de forma regular, respeitando um padrão alimentar saudável. Uma boa dica para inserir a aveia na dieta é misturá-la a outros alimentos saudáveis. Ou substituir ingredientes cotidianos pelo cereal.

“Ela [aveia] é um cereal integral, fonte de carboidratos, e pode estar presente em refeições como café da manhã, lanches intermediários e ceia, com frutas, leite ou iogurtes. Por não ter um sabor muito forte, também pode ser inserida em preparações salgadas ou em substituição à farinha de trigo, sem causar grandes alterações de paladar”, conta a nutricionista.

As quantidades ideais de consumo variam de pessoa para pessoa, conforme idade, rotina, peso e prática de atividades físicas. No geral, Thaís recomenda uma quantidade diária de três colheres de sopa de aveia, para que ela possa conceder todos os seus benefícios ao organismo.

“Não existem contraindicações, mas é sempre recomendável que o consumo da aveia esteja associado a um bom consumo de água, por ser um alimento rico em fibras”, finaliza.

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!