Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Alimentos para aumentar a imunidade

A grande variação de temperatura comum nesta época do ano coloca o sistema imunológico à prova. O ar seco, o frio e fatores climáticos típicos de grandes metrópoles (como a poluição) exigem ainda mais do organismo, elevando a incidência de gripes e resfriados, entre outros problemas. Alimentos específicos podem ajudar a amenizar esse cenário. Por isso, a nutricionista Liane Schwarz Buchman fez uma lista de aliados para aumentar a imunidade.

Abacate
O abacate é rico em Ômega 3, substância que ajuda no melhor funcionamento do cérebro, já que estimula a circulação do sangue e aumenta a capacidade de concentração. Além disso, ele é ótimo no combate de radicais livres decorrentes do exercício intenso

O abacate é rico em vitamina E, importante micronutriente que auxilia o sistema imune. Além disso, o abacate possui fitoesterol, substância que ajuda na inibição e na absorção do colesterol ruim”, argumenta Liane.

Leites e derivados
Com alto valor nutricional, os leites e seus derivados são grandes fontes de proteínas, vitaminas e minerais, colaborando para o o equilíbrio diário de cálcio, nutriente fundamental para a manutenção da estrutura óssea.

“Os iogurtes em especial possuem lactobacilos importantes para a manutenção de nosso organismo. Esses lactobacilos possuem ação probiótica, turbinando, assim, o sistema imune”, explica a nutricionista.

Salmão
O salmão é rico em ácidos graxos, substância que o organismo não pode produzir sozinho. Assim, sua ingestão deve acontecer por meio da alimentação. Esses ácidos possuem grande poder anti-inflamatório, o que faz deles essenciais para a manutenção do sistema imunológico.

Além disso, o consumo de peixes é associado à redução de mortes por doenças cardíacas, já que o Ômega 3 presente nos peixes ajuda na diminuição de doenças cardiovasculares.

Frutas cítricas
Frutas cítricas como laranja, limão e tangerina, por exemplo, possuem elevado número de antioxidantes, vitaminas C e E, carotenoides, clorofilas e flavonoides. “A maioria dos antioxidantes presentes em cítricos são  vitamina C e polifenóis, principalmente flavonoides – sendo responsáveis por melhorar o sistema imune e auxiliar a manter a homeostase do organismo”, ressalta Liane Buchman.

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!