Categories: Nutrição

Alimentos para o consumo de um corredor

Batata doce
Tem grande quantidade de vitamina B6, que ajuda no metabolismo proteico e na passagem de sangue pelas artérias, e grande quantidade de potássio, que ajuda no controle da retenção líquida por excesso de sódio. Ela também traz manganês, que ajuda a amenizar sintomas da TPM e atua no metabolismo de geração de energia celular.

Quem come batata doce e vai tomar sol percebe: dá pra manter por muito mais tempo um bronzeado bonito! Isso porque ela é rica em betacaroteno, além de vitaminas C e E, excelentes antioxidantes que combatem os radicais livres formados com a prática esportiva. Boa alternativa ao arroz branco, massa de trigo branco e pão francês em sua dieta. É de rápido preparo e pode até ser consumida no café da manhã, com mel e canela, por exemplo.

Aprenda a fazer cupcake de batata doce clicando aqui.

Quinua
Considerado um dos cereais mais nutritivos do mundo, a quinua possui um equilíbrio muito bom entre carboidratos, proteínas e gorduras, e possui alta concentração de zinco, cálcio e ferro, este último de suma importância para ajudar na prevenção de anemia.
Super rápida de cozinhar, é uma excelente alternativa ao arroz branco na dieta, e pode ser consumida também em flocos, em cima de frutas e iogurte no café da manhã e intervalo de refeições.

Se você não consegue acertar o ponto da quinua no cozimento, aprenda mais dicas nesse post no meu blog.

Iogurte
Fonte de probióticos, bactérias “do bem”, que ajudam a manter a saúde intestinal, e acabam ajudando na absorção de nutrientes oriundos da dieta, além de ajudar no bom funcionamento intestinal. É rico em proteínas do leite e em cálcio, que ajudam na contração muscular. Também é recheado de fósforo, riboflavina, iodo, zinco, vitaminas B5 e B12, todos estes importantes no processo de geração de energia celular, dentre outros benefícios.

Veja 3 razões para te convencer a incluir iogurte em sua dieta clicando aqui.

Oleaginosas
Castanhas e nozes ainda são pouco consumidos pelos brasileiros, mas são muito práticas de se carregar e fáceis de encontrar, além de ricas em antioxidantes, importantes para manter a saúde corporal e para o funcionamento da tireóide. Contêm boas quantidades de vitamina E, magnésio, selênio, manganês e o resveratrol – importante fitoquímico também presente no suco de uva e vinho tinto. São famosas por trabalhos publicados as correlacionando com diminuição de LDL, o “colesterol ruim”, e com a redução de incidência de câncer.

Converse com seu nutricionista e adquira o hábito de consumir esses alimentos, que podem ser combinados com frutas secas ou frescas, adicionando ao iogurte e até sob forma de granola salgada em cima da salada.

Saiba mais sobre os benefícios acessando aqui.

Suco de beterraba
Artigos científicos relacionam o consumo do suco de beterraba a benefícios na performance física. Isso se deve ao alto conteúdo de uma substância chamada nitrato, que é convertido no corpo a nitrito e a óxido nítrico – um caminho metabólico que pode ajudar no efeito “pump” muscular, carregando mais nutrientes pra dentro da musculatura e ajudando na nutrição e eliminação de toxinas de vasos, melhorando a capacidade em gerar em energia.

Isso tudo melhora a eficiência do corpo em utilizar o oxigênio e tudo que ajude a melhorar o processo de geração de energia, teoricamente, ajudará a melhorar a recuperação do atleta e sua performance.

Por ser uma fonte rica em carboidratos, deve entrar no cálculo da dieta sim, e por isso, consulte seu nutricionista antes de colocar isso em prática.

Entenda mais sobre os beneficios da beterraba para quem corre clicando aqui.

———————————————–

*Nutricionista paulistana formada em 2001 e pós-graduanda em Nutrição Ortomolecular, Priscila Di Ciero é especialista em nutrição esportiva, com cursos de extensão em nutrição funcional, estética e suplementação. Atualmente, presta consultoria a restaurantes, escolas e empresas, além de atender em consultório e, quando necessário, nas residências dos clientes. Acesse o site: www.prisciladiciero.com.br.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

8 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

8 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago