Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Aposte neles! 10 alimentos que desincham o corpo

Foto: Shutterstock

Exagerou nas festas de final de ano? Geralmente, o inchaço causa uma sensação ruim e incômoda por causa da ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos mais calóricos e gordurosos. 

Embora seja importante sair da rotina e aproveitar o tempo livre, o consumo exagerado de calorias em um curto espaço de tempo pode desequilibrar o metabolismo e alterar a flora intestinal, causando inchaço, constipação intestinal e outros desconfortos.

A boa notícia é que na maioria das vezes o problema é temporário e pode ser resolvido com ajustes na dieta. Alguns alimentos, por exemplo, são capazes de ajudar a desinchar o corpo. 

 

Leia mais

Receitas detox e dicas saudáveis pós-ceia de Natal

Os benefícios em reeducar a alimentação e realizar o jejum intermitente

Café da manhã vegano: os benefícios, como adotar e receita prática

 

De acordo com a nutricionista Simone Castro, o ideal é investir em uma rotina diária com alimentos diversificados e nutritivos. 

“Há uma série de alimentos que desincham o corpo, mas também podemos investir nos chás com características digestivas”, afirma. Entre eles, há o chá de hortelã, camomila e erva cidreira. Além disso, a atividade física também pode ser uma forte aliada nesse processo (e para a vida toda).

Segundo a nutricionista, também é importante prestar atenção ao momento da refeição e aos alimentos ingeridos. Uma técnica que ajuda muito a apreciar os alimentos é o mindful eating , que melhora a consciência corporal e, portanto, o critério de consumo de alimentos mais saudáveis.

Para isso, especialistas recomendam que deve-se comer mais lentamente e ficar atento às sensações após a refeição. Assim, o processo de digestão será mais eficiente e o cérebro perceberá melhor a saciedade.

A seguir, confira uma lista de alimentos capazes de reequilibrar seu organismo. 

10 alimentos que desincham o corpo

Iogurte

Devido aos probióticos presentes no iogurte, facilita a digestão e reduz a sensação desconfortável do inchaço. 

Cenoura

Atua no trato urinário e consegue estimular o metabolismo. Também melhora o funcionamento do intestino e evita o inchaço abdominal. 

Aposte neles! 10 alimentos que desincham o corpo

 

Melão

Com alto teor de água, o melão possui propriedades diuréticas e ajuda a combater a retenção de líquidos. Além de auxiliar na desintoxicação alimentar, por ser rico em fibras, ainda regula o funcionamento do intestino.

Melancia

Assim como o melão, a melancia é abundante em água. Dessa forma, promove ação diurética, auxilia na eliminação de ácido úrico e na reposição de líquidos do corpo.

Água de coco

Rica em vitamina C e em minerais, atua como diurético e isotônico natural, auxiliando no combate à retenção de líquidos.

Mamão

Por possuir a enzima papaína, ajuda na digestão e no funcionamento do intestino. 

Aposte neles! 10 alimentos que desincham o corpo

 

Abacaxi

Sua enzima anti-inflamatória auxilia na absorção de vitaminas e no alivio de prisão de ventre. Facilitando a digestão, ela ajuda a evitar o inchaço e a desobstruir o fígado. 

Aposte neles! 10 alimentos que desincham o corpo

*Fontes: Simone Castro Silva Gomes, nutricionista especialista em Nutrição Clínica, Transtorno Alimentar e Educadora em Diabetes, CRN: 3-20220

Clube O2

Combo 2 em 1 Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!