Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

7 alimentos que saciam (e não engordam)

Você é uma daquelas pessoas que está sempre com fome e, mesmo se alimentando constantemente, continua com o estômago roncando? O motivo pode estar relacionado ao tipo de alimento que você vem consumindo.

Se aquela sensação de “estar satisfeito” dura pouco tempo após uma refeição, pode ser que seu corpo venha sentindo falta de alguns nutrientes que de fato alimente – e não só mate a vontade de comer. 

Para se sentir satisfeito e estar em dia com a saúde, a dica é escolher alimentos que saciam por mais tempo. A nutricionista clínica e esportiva Débora Alba, da clínica Nutri Vida Equilibrada, separou 7 alimentos que saciam, têm poucas calorias e são fáceis de incluir na rotina.  

1 – Folhas verdes
Além da grande quantidade de fibras (que dão saciedade), as folhas exigem muita mastigação – e esse movimento é um mecanismo indispensável para avisar ao cérebro que é hora de parar de comer.

2 – Proteínas magras
“Proteínas têm todos os complementos para a sua sensação de plenitude”, fala a nutricionista. Claras de ovo, peito de peru, frango (sem pele), peixes, bifes magros e iogurte desnatado ajudam na melhora da composição corporal e são alimentos que saciam facilmente.

 

Leia mais

Cortar carboidratos à noite ajuda no emagrecimento?

Saiba quais bebidas alcoólicas engordam menos

Comeu demais? Veja 6 alimentos para ajudar seu detox

 

3 – Tofu
Também importante fonte de proteína, assim como o ovo, queijo branco, iogurte e peito de peru, faz parte da lista de alimentos que saciam a fome com poucas calorias.

4 – Linhaça
Fonte de fibras, pode ser misturada em iogurtes, vitaminas e saladas. Para mulheres, a semente carrega um benefício em especial: contém ligina, um fitoquímico com estrutura semelhante ao hormônio feminino estrógeno, cuja variação no organismo causa transtornos de tensão pré-menstrual (TPM) e menopausa, entre eles sintomas de depressão, irritabilidade excessiva e retenção de líquidos.

5 – Aveia
É um alimento que pode ser consumido de diversas maneiras e diariamente. Assim promove melhor o trânsito intestinal, além de manter uma saciedade mais prolongada entre as refeições. E tem mais! Auxilia na diminuição dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

6 – Farelo de trigo
Rico em fibras e com baixo índice glicêmico (demora para ser absorvido pelo organismo), o farelo de trigo aumenta o período de saciedade, contribui para o emagrecimento, melhora o funcionamento do intestino, auxilia a eliminação de toxinas e redução do colesterol.

7 – Maçã
A fruta possui alto nível de concentração de uma substância chamada pectina, uma fibra que aumenta a sensação de saciedade, retardando o processo de digestão.

É importante destacar a importância de mastigar bem os alimentos para ajudar a saciar o apetite. Já foi comprovado que a fome dura aproximadamente 20 minutos a partir do momento em que começa a mastigação. Assim, se o alimento for mastigado devagar ou por várias vezes, não será necessário uma quantidade grande de comida. Além disso, a digestão é feita de forma mais tranquila. 

Clube O2

Novidade do Clube O2!

Compartilhe por email!
[i]
[i]