Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Além da laranja: outros seis alimentos ricos em vitamina C

Foto: Shutterstock

Um dos micronutrientes que não produzimos no corpo, a vitamina C deve e pode ser absorvida por meio da alimentação. Seu consumo geralmente está associado à laranja, mas há outros alimentos ricos em vitamina C que podem ser facilmente encontrados em mercados e feiras.

Apesar de a vitamina C ser vendida em cápsulas, o ideal é ingeri-la através de frutas e verduras. “A absorção e utilização da vitamina de alimentos é diferente da de suplemento”, explica a nutricionista Flávia Delaroli. “Os suplementos, às vezes, podem causar excesso prejudicial, o que é ruim para o ganho de performance de treino e para a saúde”.

A vitamina C é um forte antioxidante, ajuda na formação de colágeno a partir da hidroxilação da prolina e da lisina , oferece energia para o corpo e ajuda na potencialização da absorção de minerais. Além disso, contribui no fortalecimento do sistema imunológico e no combate à infecções.

Mas ela não trabalha sozinha. Por isso é importante consumi-la de origens variadas, já que cada alimento tem uma combinação diferente de nutrientes. “As frutas, legumes e verduras têm muitos outros benefícios. A frutose natural ajuda na recuperação de exercícios físicos quando em conjunto com outros açúcares”, explica Delaroli.

Outros alimentos ricos em vitamina C

Pimentão amarelo

Apenas 100g do pimentão amarelo contêm 201mg de vitamina C. Além disso, o ingrediente também é apontado como fonte das vitaminas A e B. Com isso, auxilia o sistema imunológico e pode contribuir na melhora da frequência cardíaca e no fluxo sanguíneo, além de atuar como antioxidante e na melhora da pele.

Além da laranja, conheça outros seis alimentos ricos em vitamina C

Acerola 

Com alta concentração de vitamina C, a acerola é uma fruta pouco calórica e por isso incluída em dietas para emagrecimento. Em 20g da fruta crua, existem cerca de 188mg do micronutriente. Ela também é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro e cálcio.

Caju

O caju possui efeitos positivos no colesterol e ajuda na prevenção de doenças do sangue, graças à presença do mineral cobre. A fruta auxilia no controle da diabetes, na prevenção do câncer e no controle sobre o sistema nervoso e faz parte da lista de alimentos ricos em vitamina C por conter 110mg do micronutriente a cada 50g do produto.

Mamão papaia

Além de vitamina C, o mamão possui vitamina A, fibras e sais minerais, como potássio e fósforo. Com poder laxativo, que ajuda quem sofre de constipação, a fruta é fonte de carotenoides, que atuam na prevenção de doenças da retina. Sua ação antioxidante fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de doenças degenerativas. Um pedaço de 140g de mamão, cerca de meia unidade, possui 115mg de vitamina C.

Além da laranja, conheça outros seis alimentos ricos em vitamina C

 

Goiaba branca

Indicada para a pele, devido à vitamina A, a goiaba branca é também responsável por uma boa visão, por ser rica em retinol, e auxilia no relaxamento dos nervos e músculos, por ser rica em magnésio. Também pode ajudar no controle de diabetes e na saúde do coração. Com 169mg do nutriente a cada 170g, é um dos alimentos ricos em vitamina C que pode substituir a laranja. 

Manga Palmer

A fruta possui muitos benefícios para a saúde dos olhos, por fornecer grande quantidade de vitamina A, e sua vitamina B6 ajuda no funcionamento do cérebro. Uma unidade média, com cerca de 207g, possui 169mg de vitamina C.

Além da laranja, conheça outros seis alimentos ricos em vitamina C

*Fonte: Dra. Flávia Delaroli Cazziolato, nutricionista, CRN-3 54876.

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!