Anvisa suspende a venda de quatro suplementos para atletas

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Segundo resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (17 de fevereiro), está suspensa a distribuição e venda, em todo o território nacional, de quatro suplementos  alimentares para esportistas.

Por apresentar BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e não se enquadrar em nenhuma das classificações previstas pela agência reguladora, o suplemento para atletas ISOFAST-MHP foi suspenso. Já o alimento para esportistas a base de cafeína da marca ALERT 8-HOUR-MHP teve sua venda proibida por conter taurina em sua composição. Ambos são fabricados pela Maximum Human Performance Inc. e importados pela Macroex Comercial Importadora e Exportadora Ltda.

Outro produto que teve sua comercialização suspensa foi o Carnivor, fabricado pela Muscle Meds e distribuído pela Nutrition Import Comércio Atacadista de Suplemento Ltda. De acordo com a Anvisa, seus teores de vitamina B12 e B6 estão acima da ingestão diária recomendada, além de conter glutamina alfa-cetoglutarato (GKC), ornitina alfa-cetoglutarato (OKG) e alfa-cetoisocaproato (KIC), substâncias que ainda não foram avaliadas em relação à segurança de consumo como alimentos.

Por último, o suplemento Probolic-SR-MHP, também fabricado pela Maximum Human Performance Inc. e importado pela Commar Comércio Internacional Ltda, foi suspenso devido a falta de comprovação de segurança de uso.