Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Frutas vermelhas para correr melhor

Morango, amora, framboesa, mirtilo, cereja… As frutas de tons avermelhados e arroxeadas, além de serem gostosas e nutritivas, são boas pedidas para quem corre. Isso porque elas possuem alto teor de antocianinas e flavonoides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres no organismo e ajudam a melhorar a performance.

O exercício físico, principalmente de alta intensidade, aumenta a produção de radicais livres e a liberação de substâncias catabólicas no organismo que, em excesso, contribuem para a fadiga, a perda de massa muscular, a inflamação nas articulações, além de causar danos às células saudáveis. A boa notícia, no entanto, é que escolher de forma correta o que mandar para dentro é uma estratégia eficaz para deixar de lado esses efeitos negativos.

Consumidas in natura ou misturadas a sucos e shakes, as frutas vermelhas dificilmente desagradam ao paladar e são ótimas para manter a boa saúde. Incluí-las na dieta, ao menos uma vez na semana, já traz os efeitos benéficos para quem corre.

Mirtilo
Rico em antioxidantes como os flavonoides, o mirtilo possui minerais como potássio, cobre, ferro, zinco e manganês que ajudam a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, assim como a framboesa, a fruta possui luteína, nutriente que auxilia na boa visão, o que é essencial para aqueles que treinam à noite.

 

Leia mais

Alimentos funcionais: conheça os benefícios do gengibre

Maca peruana: benefícios e modo de consumir

Alimentos Funcionais: vegetais e frutas avermelhadas

 

Framboesa
A fruta auxilia no controle da hipertensão, colabora com o sistema circulatório e tem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas, sendo uma boa pedida para antes do treino.

Amora
Contém poucas calorias, por isso, além de ser uma boa pedida para os corredores, também é ótima para o auxilio de uma dieta saudável. Devido aos flavonoides encontrados na fruta, a amora ajuda a retardar o envelhecimento.

Morango
Essa fruta tem diversos benefícios. Ela ajuda a baixar a pressão arterial e na manutenção da estrutura óssea, além de ser uma ótima fonte de vitamina C. Por ser uma fruta diurética, o recomendado é consumi-la até 1h30 antes de correr.

Cereja
Por conter melatonina, hormônio que regula os ciclos de sono do corpo, a fruta é excelente para quem corre, já que o descanso adequado antes das corridas faz com que o corpo fique mais bem preparado para os treinos. Além disso, a fruta ainda possui antocianinas, antioxidante que é bom para o cérebro e que ajuda a manter a boa memória.

(Fonte: Cinthia Julião, nutricionista da rede Mixirica)

Clube O2

Combo 2 em 1 Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!