Artigo: 5 alimentos para aliviar a TPM

Atualizado em 05 de março de 2024

Por: Gabriela Cilla*

Durante a semana da mulher, é super interessante relembrarmos de alguns alimentos que auxiliam na TPM e todos os sintomas que podem ser sentidos durante esse processo.

O primeiro alimento interessante é o chocolate, principalmente o amargo. Quanto maios a graduação do amargor, melhor. Isso se dá por conta da redução do açúcar, que transforma o alimento em menos inflamatório. Assim como o cacau, que possui um antioxidante chamado epicatequina galato, responsável por ações fitoquímicas no organismo, ele diminui a questão da ansiedade, provoca relaxamento, é anti-inflamatório e antioxidante. A serotoninégica auxilia na produção de serotonina, provocando uma alegria e relaxamento. Quanto maios a graduação do cacau, maior a concentração da epicatequina galato, o que é ótimo no processo de TPM e redução do controle e vontade de doces.

Em segundo lugar está o abacate, fonte de glutationa, um antioxidante potente, que reduz a sensação de cansaço, provoca energia e dá uma sensação de vitalidade. Ele pode ser utilizado à noite para aumento do GH, promovendo o anabolismo, ganho de massa muscular e emagrecimento.

A banana é fonte de triptofano, um aminoácido responsável pelo relaxamento, ele faz parte da cadeia de liberação de melatonina, serotonina. Quando acrescentado na ceia, possui ação relaxante – que melhora quando combinada com canela, que possui função antigases, deixando a pessoa menos inchada, melhorando a saciedade e a questão diurética.

Castanhas, nozes, macadâmia e pistache são alimentos que possuem maior concentração de ômega-3, responsável pela redução na produção de radicais livres no organismo. Durante o processo de menstruação e TPM, o aumento na produção desses radicais acontece por questões hormonais – quando combatido com gorduras boas, melhora a questão de recuperação, diminui dor e causa relaxamento.

Fontes de proteínas como ovos, leite e laticínios – com prioridades para os que sejam curados – ajudam no processo de recuperação muscular e aumenta a saciedade. Durante o momento de TPM, a mulher está mais inflamada, então é interessante colocar maior fonte de proteína para promover a saciedade e evitar que a recuperação seja mais lenta.

 

*Nutricionista, gastróloga e fisiologista do exercício, proprietária da NutriCilla