Nutrição

Saiba quais bebidas alcoólicas engordam menos

Estabelecer uma rotina com alimentos saudáveis é o principal passo para quem deseja emagrecer. Logo, o foco passa a estar em quais vegetais você comerá e de onde virão suas proteínas e suas calorias. No entanto, neste processo, as bebidas alcoólicas representam um “vilão” muito comum no caminho de quem planeja perder peso.

Para Keri Gans, autora do livro The Small Change Diet, o segredo para saber os prejuízos trazidos pelo álcool está principalmente nos ingredientes que acompanham a bebida, resultando em drinks de cores chamativas e nomes atraentes.

“Quase todas as doses das bebidas alcoólicas têm praticamente o mesmo valor nutricional”, explica. Ou seja: não existe grande diferença entre shots de vodka, gim, uísque, rum ou tequila. “O que vem junto da bebida é que faz a diferença”.

Keri determina três principais regras para que os costumes alcoólicos não atrapalhem muito. Primeiramente, na hora de escolher o acompanhante para o seu gim, por exemplo, prefira uma fatia de limão fresco em vez de água tônica, já que a tônica tem açúcar.

Em segundo lugar, fuja de drinks com mais de uma bebida na mistura – “se tem dois ou mais alcoólicos no mesmo copo, as calorias presentes nele aumentam consideravelmente”, diz Keri. Por último, evite as bebidas congeladas (os populares frozens): elas são verdadeiras bombas de açúcar.

 

 

A especialista também fez um levantamento de quais as melhores formas de consumir suas bebidas preferidas sem ter um ganho calórico indesejado. No caso da vodka e do rum, uma boa estratégia é optar pelo básico: no primeiro, misturar com um refrigerante não calórico e uma fatia de fruta, enquanto, no segundo, apenas adicionar um refrigerante diet.

Se tomar uísque puro não é uma opção, misturá-lo com vermute, bebida doce feita a base de vinho, faz com que seus níveis de açúcar e carboidrato permaneçam aceitáveis.

Também é com vermute que é feito o gim Martini, bebida preferida do personagem James Bond. O gim, o vermute e as duas azeitonas possuem, juntos, menos de 200 calorias, zero açúcar e zero carboidrato.

Por fim, nas bebidas com tequila, fuja da popular Margarita – melhor é juntar a aguardente mexicana com sucos de laranja, limão e derivados, de preferência, frescos e não congelados.

Diogo Magri

Share
Published by
Diogo Magri

Recent Posts

MOV

1 hora ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

1 hora ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago