Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Benefícios da beterraba: mais saúde e desempenho

Os benefícios da beterraba são muitos. Além de possuir carboidratos complexos, o vegetal é rico em fibras, vitamina A, B, potássio, fósforo, zinco, ferro e cálcio. Mas, além de todas essas vantagens para a saúde, a beterraba pode te ajudar, ainda, a ganhar desempenho. Pesquisas feitas na Universidade de Exeter e na Universidade que Copenhagen comprovaram que o suco do vegetal pode melhorar o desempenho de 5 a 10%, recuperar os músculos até 10% mais rápido e aumentar a resistência em 16%.

Isso acontece porque a beterraba é rica em nitrato, substância que é metabolizada e transformada em óxido nítrico no organismo e promove maior vasodilatação, levando mais nutrientes e oxigênio aos músculos. Contém, ainda, a betaína, substância responsável por reduzir a fadiga muscular em atletas de alta performance e aumentar a força muscular, além de reduzir a ação inflamatória. O estudo também mostrou que quem toma um copo do suco do vegetal todos os dias vai conseguir ainda mais benefícios da beterraba além do ganho de rendimento. Isso porque ela é ótima para manter o coração saudável, facilitando a circulação do sangue e melhorando a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Leia mais

Receitas com batata-doce para variar o cardápio

Maca peruana: benefícios e modo de consumir

Gel de carboidrato só de ervas faz sucesso na corrida

Detalhe: a melhor maneira de aproveitar os benefícios da beterraba é consumi-la crua. No pré-treino, o atleta pode usá-la como fonte de energia e vasodilatadora; no pós-treino, para melhorar a recuperação. O suco de beterraba auxilia na melhora da absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo, e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio.

Benefícios para ciclistas

Dois estudos britânicos descobriram que ciclistas que bebem cerca de 500 ml de suco do vegetal antes de um treino experimentaram alguns benefícios da beterraba. Eles pedalaram 20% mais do que aqueles que receberam um placebo. A bebida aumenta o nível de ácido nítrico no corpo, o que reduz as exigências de energia dos músculos.

Benefícios para corredores

Segundo um estudo publicado no  Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics  (2012), aqueles que consumiram 200g de beterraba antes da corrida (1 hora antes) correram, em média, 3% mais rápido – aumento observado nos dois últimos quilômetros do treino. Segundo os pesquisadores, isto se deve à presença do nitrato.

Suco nitrato rosa

Ingredientes

  • 1 beterraba
  • 1 cenoura
  • 2 talos de salsão
  • meio limão
  • 1 maçã
  • um pedaço de 2 cm de gengibre (ou mais, como preferir)

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, acrescentar água de coco até completar o volume e a consistência desejada.

Fontes:   PubMed, FoodMatters, International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism   Sport and Health Sciences,   College of Life and Environmental Sciences,   University of Exeter, Exeter, UK

Clube O2

Faça parte do Clube O2 e leve uma Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: sim
Compartilhe por email!