Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Confira os benefícios da canela e como consumi-la

Foto: Shutterstock

Os benefícios da canela são inúmeros e o ingrediente é um daqueles que não pode faltar na despensa de quem pratica esporte. O remédio natural que perfuma e dá um gosto especial a pratos doces e salgados é uma especiaria poderosa: alivia dores musculares, reduz os níveis de açúcar no sangue e tem propriedades antioxidantes. “A canela é um excelente vasodilatador. Ajuda a aumentar a absorção de nutrientes e, para quem pratica esportes de alta intensidade, ajuda na melhora do rendimento durante e depois do treino”, explica Priscila Arcanjo , nutricionista esportiva em São Paulo (SP). 


Outros benefícios da canela no dia a dia:

  • Reduz os níveis de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade à insulina, ou seja, ajuda o corpo a absorver e a diminuir o pico de insulina quando consumimos um carboidrato simples, por exemplo.
  • É ótima para fazer a transição do “com açúcar” para o “sem açúcar”, por seus poderes de aumentar a doçura natural dos alimentos que contenham açúcar. Experimente no café, com frutas fatiadas, como maçãs ou bananas;
  • É antimicrobiano: é eficaz para prevenir a proliferação de fungos e bactérias.
  • Contribui para a saúde do coração: uma dieta rica em especiarias, incluindo canela e açafrão, pode neutralizar alguns dos efeitos negativos da ingestão de uma refeição gordurosa.
  • Aumenta a atividade e a função cerebral: seu consumo regular ajuda a melhorar a cognição e as respostas vasomotoras, além de ajudar o cérebro a se recuperar de lesões.
  • Faz bem para ossos e tecidos: fonte de manganês e outros minerais que são essenciais na construção de ossos e tecidos saudáveis.


Como usar a especiaria a favor da corrida

Por sua capacidade de melhorar a dor muscular, fazer bem para o coração e suas propriedades antioxidantes, a canela é um ótimo remédio natural para atletas de todos os esportes. 

Consumir uma colher de chá por dia ajuda a garantir seus inúmeros benefícios. Faça o teste: adicione aos seus smoothies, sucos ou outro alimento pós-treino. O uso frequente pode reduzir as dores musculares de treinos intensos, além de acelerar a recuperação. 

Veja aqui receita de chá para aliviar dores musculares.


Estudos que comprovam os benefícios da canela

Anti-inflamatório: pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Isfahan, no Irã, estudaram os efeitos do gengibre e da canela sobre a dor muscular em 60 praticantes de Taekwondo, entre 13 e 25 anos. As mulheres foram divididas em três grupos. Durante seis semanas, cada grupo tomou três gramas (1 colher de chá = 4 gramas) de gengibre em pó, canela ou placebo todos os dias. No estudo, as mulheres foram testadas para um indicador de inflamação e para dor muscular. Os resultados foram publicados no International Journal of Preventive Medicine com a conclusão de que os dois temperos possuem compostos que ajudam a reduzir a inflamação, reduzir o estresse oxidativo e modular e outros mecanismos de cura dentro do corpo. 

Antioxidante: dois estudos anteriores (aqui  e aqui ) feitos em tubos de ensaio, mostraram que a canela pode ser eficaz contra infecções fúngicas e bactérias. Quando comparada com outras 25 ervas e especiarias, a canela superou todas elas em termos de atividade antioxidante. 

Perda de peso: neste estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores descobriram que adicionar uma pequena quantidade (6 g) de canela ao pudim de arroz reduzia a absorção de carboidratos do intestino delgado e podia ajudar na perda de peso. 

Para saber outras propriedades, mitos e benefícios da canela, clique neste link. 

Leia mais

4 receitas para aumentar a imunidade no inverno

7 ervas e temperos que fazem bem à saúde

8 receitas de petiscos saudáveis para curtir a Copa do Mundo

 

 

 

 

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!