Os benefícios do arroz com feijão

Atualizado em 15 de março de 2018
Mais em Nutrição

O casamento do arroz com o feijão no prato do brasileiro é um sucesso. São anos e mais anos que a combinação está presente na mesa com frequência.

Prova disso é que essa mistura contém benefícios diversos. Seu único controle deverá ser com a quantidade, para que sua refeição não seja calórica demais, ocasionando aqueles quilinhos a mais.

Dupla perfeita

Esta é uma refeição quase completa, pois o arroz branco é basicamente composto por carboidratos em decorrência do amido do grão. Já o feijão é uma fonte rica em proteínas, com pouca gordura, muitas fibras, complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais, além de não conter colesterol.

 

 

Neste prato, portanto, você tem uma boa fonte de energia por conta dos carboidratos, enquanto as proteínas agem na reparação e construção dos tecidos, essencial para quem pratica exercícios físicos. 

“O arroz com feijão pode ser ingerido diariamente, no almoço e no jantar. Claro, seguido de uma dieta equilibrada e com uma hidratação ótima”, disse a nutricionista Daniella Barbosa, da Essência Nutricional.

“Essa dupla é perfeita por se complementarem. Ambos ainda fornecem os aminoácidos capazes de auxiliar na construção de músculos, pele, cabelos, unhas e cicatrização”, completou a nutricionista Juliana Pansardi, da Nutrição e Esportes.

E o arroz integral?

Também existe a opção de trocar o arroz branco pelo integral, que possui um valor nutritivo ainda maior. O grão integral tem proteína em sua composição, constituída por diferentes frações proteicas – albumina, globulina, prolamina e glutelina, encontradas em alguns complementos alimentares.

Suco de laranja para acompanhar?

O suco de laranja é indicado pelos nutricionistas como um bom complemento para o tradicional arroz com feijão. Esta é uma grande dica para sua refeição, pois os sucos ricos em vitamina C podem auxiliar a absorção de ferro, provenientes da “mistura”, em seu organismo. “Algo em torno de 250ml de suco de laranja, limão ou acerola já é o suficiente”, destacou Juliana.

Para vegetarianos

O feijão é uma boa opção para qualquer pessoa, mas ganha uma maior importância na dieta dos vegetarianos. Por abdicarem de comer carne, uma fonte muito rica de proteína, eles precisam deste elemento em outros alimentos, e o feijão é a maior fonte de proteína proveniente de vegetais, que pode substituir a carne bovina e a de aves, tanto para os vegetarianos quanto para quem não é.

 

Por Daniel Balsa