Broto de alfafa: força extra nos músculos

Atualizado em 23 de outubro de 2018
Mais em Nutrição

Em saladas ou lanches rápidos, os brotos são sinônimos de saúde para quem procura uma alimentação mais equilibrada, aliada a uma rotina de treinos e atividade física. De acordo com o nutricionista esportivo Leonardo Rocha de Moura, como os brotos são ricos em minerais e pouco calóricos, eles são ideais para quem quer perder peso, pois garantem uma sensação de saciedade.

“Podemos incluir, sim, o broto de alfafa tanto nas dietas com objetivo de emagrecimento, quanto nas dietas para manutenção e ganho de força no músculo, por ser um alimento importante para o metabolismo enérgico e para a manutenção dos processos fisiológicos do organismo”, afirma Leonardo.

De acordo com o nutricionista, outro benefício dos brotos é a capacidade de desintoxicar o organismo e de auxiliar no processo de cicatrização.  “Por ser um alimento rico em vitaminas A, B e C, o broto de alfafa também pode ser utilizado para melhorar o quadro de anemias por deficiência de ferro, melhorar a circulação sanguínea, combater a osteoporose e hemorragias, além de aumentar a imunidade”, explica.

Para o corredor

Além de estar associado a perda de peso e manutenção do músculo, o broto de alfafa pode ser incluído na alimentação do corredor, já que pode ser um aliado para melhorar a performance. “Este alimento possui em sua composição a clorofila, que ajuda na oxigenação do sangue, melhorando o processo de obtenção de nutrientes para os músculos e também em sua recuperação, tornando-se ideal para os corredores”, comenta Leonardo.

Como consumir?

O broto de alfafa deve ser consumido sem aquecimento ou congelamento, para manter todas as características do alimento. Caso queira acrescentá-los numa preparação quente, deve-se incluir somente no momento da refeição.

“A melhor forma é consumi-lo cru, já que desta maneira garantimos a preservação das vitaminas e minerais. Pode ser consumido em saladas, batidas em sucos ou vitaminas”, aconselha Leonardo.