Caldo de ossos: nova moda nos EUA

Atualizado em 27 de junho de 2017

A dieta Paleo já causou polêmica e fez a cabeça de muitos corredores mundo afora. Agora, um novo alimento (que na realidade não é tão novo assim) segue a mesma linha do uso de comidas consumidas na era Paleolítica e que promete mais nutrientes na dieta: o caldo de ossos.

Causando verdadeiro frisson entre os norte-americanos, o caldo ralo feito com os ossos de animais está sendo apontado como a nova fórmula da juventude e até como verão quente dos sucos detox, de acordo com informações do jornal The New York Times. Ele é um alimento pré-histórico e vem se tornando uma bebida tendência, como o chá verde e a água de coco quando o assunto é a eterna busca por uma saúde perfeita. Isso porque o novo superalimento promete oferecer quantidades enormes de nutrientes que fazem muito bem ao corpo, já que conta com colágeno, aminoácidos e minerais provenientes dos ossos e das cartilagens dos animais.

Para o corredor essa é uma ótima fonte de benefícios para a saúde e para os treinos, pois, segundo estudos da Fundação Weston A. Price, um grupo dedicado a promover as vantagens dos alimentos naturais na culinária, os efeitos medicinais do caldo podem diminuir dores nas articulações, assim como os sintomas de doenças inflamatórias, problemas digestivos e até mesmo os níveis de dopamina.

A procura pelo caldo já é tão grande na Terra do Tio Sam que estabelecimentos começaram a vender a bebida para ter ainda mais lucro. Exemplos são a rede americana de carnes Belcampo, na Califórnia, que comercializa cada copo por 3,50 dólares (cerca de 9 reais), e o Brodo, restaurante de East Village, em Nova York. Em entrevista o NYT, o chef do estabelecimento, Marco Canora, conta que a mistura não é novidade, já que todos os chefs já usam o caldo como ingrediente para outros pratos. O novo fica por conta do consumo isolado da tal sopa.

Preparar o caldo é simples: basta fazer um longo cozimento de ossos de animais como peru, frango e carne bovina, incluindo algumas juntas, pescoços ou outra parte cartilaginosa do animal. Cubra as partes com água e ferva a mistura até formar um caldo. É esse longo período de fervura que faz com que a água extraia os nutrientes presentes nos ossos. O gosto fica parecido com o de um caldo de carne. Se quiser, incremente a sopa com ervas e legumes.