Cereais ajudam a emagrecer

Atualizado em 15 de março de 2018
Mais em Nutrição

Por Odara Gallo

Adicionar cereais na alimentação faz bem para a saúde e para a aparência. Quem consome esses alimentos regularmente tem cintura mais fina, diminui o colesterol e facilita a eliminação de gordura no corpo. Depois disso tudo, emagrecer é só uma conseqüência.

O ingrediente mágico dos cereais são as fibras. Elas ajudam muito na hora de perder peso porque sua digestão é mais trabalhosa para o organismo. Com isso, a sensação de estômago cheio surge com mais rapidez e dura mais tempo do que quando ingerimos um alimento que não contenha tanta fibra. O esvaziamento do estômago é mais lento e a sensação de fome demora a aparecer. Resultado: fica muito mais fácil emagrecer.

E os benefícios não param por aí. A dificuldade de digestão também faz com que o corpo gaste mais energia nesse processo. E lá se vão mais algumas calorias. As fibras fazem tudo isso quando ainda estão no estômago. Ao chegarem no intestino, elas encapsulam a gordura dos outros alimentos ingeridos e mandam tudo embora, juntamente com uma parte do colesterol.

Geralmente, os produtos que contém esses cereais têm valor calórico maior – como o pão integral, por exemplo. Por isso, é preciso substituir. Os carboidratos são a base da alimentação, e cada pessoa deve ingerir em torno de 60% deles do total de substâncias consumidas por dia. Sem eles, o corpo tende a perder músculos para conseguir energia suficiente e realizar as atividades diárias.

O ideal é que os alimentos ricos em carboidratos sejam substituídos pelos cereais, como o pão do café da manhã. “O cereal deve sempre ser consumido com uma fruta ou leite, para repor também as proteínas”, alerta Mariana Escobar, nutricionista do Centro de Prevenção e Reabilitação da PUC-RS. Isso porque apenas o carboidrato não é o suficiente para compor uma dieta balanceada.

“Para substituir um pão francês, o indivíduo pode consumir meia xícara de qualquer tipo de cereal matinal. Já as barras de cereais, são necessárias uma unidade e meia de 25 g para se alcançar o valor calórico do pão francês”, explica Aline de Sousa de Almeida Castro, da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Além das fibras, os cereais são ricos em vitaminas do complexo B, que agem no tecido muscular e no sistema nervoso. Alguns dos benefícios desses componentes são ajudar o organismo a transportar oxigênio pelo sangue e a melhora na memória.

Cuidado com as barras
Está enganado quem pensa que as barras de cereais são sinônimo de saúde. O alimento se popularizou e, hoje, existem barras com teor mínimo de cereais, que são misturados com grandes quantidades de chocolate e frutas. “Os cereais em barra são ótimas alternativas para os lanches entre as principais refeições, porém alguns possuem em sua composição apenas flocos de arroz e açúcar. Deve-se preferir cereais que possuam aveia, passas e castanhas. É preciso sempre olhar os rótulos”, alerta Mariana Escobar. Os matinais também devem ser olhados com cuidado, pois muitos são enriquecidos com açúcar e possuem poucas fontes de fibras. É necessário checar nos rótulos quantas variedades de cereais existem na composição. Quanto maior a variedade melhor.