Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dia do lixo: o que você precisa saber antes de comer o que quiser

Foto: Shutterstock

O dia do lixo é quando pessoas que treinam e mantêm uma dieta tentam escapar da rotina de restrições sem ficar com peso na consciência. Em outras palavras, é basicamente se permitir comer tudo o que quiser: hambúrguer, pizza, fast food no geral, entre outros pratos considerados “vilões” da dieta.

Considerando o mundo dos esportes, o Ativo.com conversou com o nutricionista esportivo Dr. Alan Scaglione, especializado em suplementação pela Universidade de São Paulo (USP), para entender os impactos do dia do lixo na dieta.

 

Leia mais

Tudo sobre a glutamina: dos benefícios às contraindicações

Própolis: o que é, como usar e quais os benefícios

Correr é bom para... descubra os benefícios invisíveis da corrida

 

O dia do lixo e seus efeitos

Pular a cerca da dieta tem benefícios?

“Não há vantagens em relação a alimentos de má qualidade para nosso corpo, fisiologicamente e biologicamente falando. Há apenas benefícios psicológicos, pois o indivíduo vai eliminar sua vontade das guloseimas. Logo após a ingestão terá uma breve produção de serotonina (o hormônio do “bem-estar”). Só precisa tomar cuidado com a quantidade para não passar muito do valor calórico consumido normalmente, e também não desenvolver uma compulsão por seguir rigorosamente a dieta durante a semana e sair com tudo no final de semana. Tudo deve ter um equilíbrio.”

Existem contraindicações para tal dia?

“Para quem segue rigorosamente a dieta durante a semana, cuidado ao sair da dieta pois podem surgir vários sintomas desagradáveis como: dores de cabeça, cólicas, diarreia, principalmente se neste dia ‘livre’ o indivíduo optar por alimentos muito gordurosos como fast food, churrasco, pizza, entre outros.”

Há alguma dica para comer o que se tem vontade sem prejudicar a dieta?

“Sim, a famosa dieta flexível se aplica neste caso. Trocar os itens da dieta por alimentos de seu gosto que contenham o valor calórico aproximado não será prejudicial se o seu intuito é queimar gordura, pois não ultrapassará o valor calórico total previsto no dia. Porém isso deve ser feito ” as vezes ” e não todos os dias o dia todo como muito vem sendo feito, pois em relação a queima de gorduras e estética é efetivo se bater o valor calórico previsto, mas em relação a saúde e longevidade não é nem um pouco saudável e a longo prazo vai causar doenças crônicas.”

Quais os impactos do dia do lixo na performance?

“Para atletas de alta performance, o impacto é pior devido a retenção de líquidos causada pela má alimentação no final de semana ou no dia do lixo, o que pode atrapalhar o desempenho de um treino no dia seguinte.”

Como evitar que tal dia atrapalhe a continuidade da dieta? Ou seja, como garantir que seja apenas um dia?

“O indivíduo deve se planejar para a semana e deixar tudo pronto para voltar à dieta segunda de manhã, pois é muito fácil perder o foco da alimentação equilibrada, ainda mais depois de um final de semana comendo livremente. Planejamento e disciplina são as palavras-chave.”

 

*Fonte: Dr Alan Tiago Scaglione, Nutricionista. CRN: 45336 

Clube O2

Essa você nunca viu: Clube O2 + O2 Box!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!