Dicas para uma alimentação saudável no trabalho

Atualizado em 28 de março de 2017
Mais em Nutrição

Manter uma boa rotina alimentar pode ser um desafio, principalmente com a vida corrida dos grandes centros urbanos. Mas contar com lanches e snacks à mão para serem consumidos entre as refeições no escritório é uma maneira de evitar cair na ‘armadilha’ de exagerar na hora de se sentar à mesa, além dos outros benefícios oriundos da alimentação saudável no trabalho. 

“O hábito de se alimentar a cada 3 horas diminui o risco de sentir muita fome e consequentemente errar nas escolhas e exagerar na quantidade na próxima refeição, além de contribuir para o equilíbrio hormonal, como no caso do cortisol e da insulina”, diz a educadora física e nutricionista Cíntia Pettinati.

Nesses lanches entre as refeições, o ideal é buscar alimentos que são fontes de carboidratos integrais, além de proteína e gorduras boas. Mais nutritivos, eles também ajudam a aumentar a sensação de saciedade, contribuindo para que se coma menos quando chegar a hora do almoço ou do jantar.

Veja abaixo opções de lanches e snacks para uma alimentação saudável no trabalho. Muitas delas podem ficar guardadas na gaveta, para quando a fome bater no meio do dia:

Salgadinho de soja
É feito de farinha de arroz e de soja integral e apresenta mais proteína do que os salgadinhos convencionais, além de fibras, isoflavonas e minerais como cálcio e ferro. “Não são fritos, portanto têm baixo teor de gordura. Têm teor de sódio reduzido em 50%, portanto não são prejudiciais à pressão arterial”, diz a nutricionista Paula Castilho, da consultoria Sabor Integral.

 

 

Mix de oleaginosas e frutas secas
Castanhas, amêndoas e nozes são ótimas fontes de gorduras insaturadas, as saudáveis e que auxiliam no controle do colesterol. As frutas secas têm alto valor nutritivo, já que conservam quase todas as propriedades da versão in natura. Elas têm maior concentração de frutose, fibras e nutrientes, mas também de calorias.

Sementes de abóbora torradas
Fáceis de carregar e nutritivas, são muito populares em países do Mediterrâneo. Têm proteínas, gordura insaturada, vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais como fósforo, potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio. Com isso, auxiliam o funcionamento do sistemas nervoso e cardiovascular.

Biscoitos e cookies integrais e barrinhas de cereal
Estes são alimentos que ganharam espaço na rotina das pessoas que vivem em grandes centros urbanos por causa da praticidade e são indicados para quem busca a alimentação saudável no trabalho. Os biscoitos e cookies integrais são ricos em fibras e proteínas, e podem incluir ingredientes como gergelim, fibra de beterraba, óleo de girassol e linhaça. Já as barrinhas de cereais surgem como alternativa entre as refeições, nunca em substituição.

“A composição nutricional das barras de cereais depende muito de cada produto, uma vez que a variedade no mercado é bastante ampla. De modo geral, são produtos energéticos, apropriados para o consumo antes da atividade física, ou então ricos em fibras, contribuindo para a regularização do trânsito intestinal. A dica é sempre analisar o rótulo”, diz Paula Castilho.