Dieta ajuda a manter bons níveis do colesterol

Atualizado em 11 de janeiro de 2018
Mais em Nutrição

Dia 8 de agosto, é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Colesterol, a ideia é a de alertar a população sobre a importância do controle e redução das altas taxas no organismo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 40% da população brasileira têm colesterol alto. Pensando em maneiras para combater estas taxas, o nutricionista esportivo Cláudio Chináglia lista alguns alimentos essenciais para ajudar o corredor a combater o problema e deixar o colesterol em níveis adequados.

Confira:

Abacate: contém uma gordura chamada Ômega 9, atuante no aumento os níveis de HDL, o bom colesterol, que combate a formação de placas de gordura nas artérias. Além disso, trata-se de uma fruta altamente energética e adequada para quem faz exercícios de longa duração. Sugestão: consumir 1/3 de abacate por dia.

Aveia: Cereal rico em Beta-glucana, fibra solúvel que reduz a absorção de colesterol ao nível intestinal, protegendo contra a formação excessiva de colesterol.

Amêndoa, nozes, avelãs e macadâmia: Oleaginosas ricas em antioxidantes, que previnem os danos causados pelas placas nas artérias. Consumir 1/2 xícara destas castanhas por dia.

Maçã: Fruta rica em pectina, fibra solúvel que diminui a absorção intestinal de colesterol, contribuindo para a redução de seus níveis no sangue.

Existem dois tipos de colesterol: o HDL (chamado de o bom colesterol), o LDL (chamado de o mau colesterol). Por esta razão, o nutricionista esportivo do Instituto do Atleta (INA), Andre Pellegrini, sugere alguns alimentos que podem servir tanto para aumentar o colesterol “bom”, quanto diminuir o “mau”. São eles:

Azeite: fonte de gorduras monoinsaturadas que comprovadamente auxiliam no aumento do colesterol bom (HDL), ele favorece a digestão e aumenta a absorção de nutrientes pelo organismo.

Linhaça: rico em Ômega 3, reduz a deposição de colesterol nas artérias e deixa o sangue mais fluído. Além disto, é rica em fibras solúveis que dificultam a absorção do colesterol pelo intestino.

Peixe: rico em Ômega 3, o alimento é capaz de reduzir a deposição de colesterol nas artérias e deixa o sangue mais fluído. Fontes: principalmente, na sardinha, atum, salmão e truta.

Chocolate amargo: uma pequena porção ao dia ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL)

Vinho: ingerido com cautela, ajuda a elevar o colesterol bom (HDL), baixa a pressão arterial, rejuvenesce as artérias e mantém o nível adequado de açúcar no sangue.