Dieta para o nadador vegetariano

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Quando o assunto é natação, uma boa alimentação é garantia de energia para dar aquele gás a mais do que os oponentes. E se você é vegetariano, saiba que também há meios de obter todos os nutrientes necessários para o organismo por meio de sua dieta. Um atleta onívoro não será mais forte por comer carne. Inclusive, normalmente, vegetarianos são mais leves, algo vantajoso para os nadadores, já que o peso influencia no desempenho na modalidade.

Quem segue uma dieta ovolacto vegetariana só precisa ter atenção para incluir em sua dieta alimentos que tenham nutrientes específicos, como ferro (feijões e vegetais verde escuros), zinco (castanhas e sementes, como a semente de abóbora) e vitamina B12 (encontrada em ovos, leite e derivados, ou, no caso dos veganos, que não consomem ovo e leite, em  suplementos).

E para dar um boost na performance, é essencial que o nadador aposte nos carboidratos, que podem ser consumidos antes do treino, para dar energia, e após o treinamento, para repor o glicogênio muscular. Batata-doce, tapioca, pães, batata e macarrão são boas opções.

As proteínas também são importantes para o bom desempenho na natação. Este nutriente pode ser encontrado em suplementos de proteína vegetal ou, ainda, em diversas preparações à base de leguminosas, quinoa ou amaranto. Exemplos: homus (patê de grão de bico), tofu (que pode ser incluído nas refeições ou em vitaminas e shakes, devido ao sabor suave); além de patê de lentilha ou ervilha, feijão e proteína de soja.

Outra fonte de energia são as vitaminas do complexo B, assim como outras vitaminas e minerais. A dieta vegetariana pode fornecer alto teor desses nutrientes.

(Fonte: Carolina Arbache nutricionista esportiva e funcional da Natue, e-commerce brasileiro de produtos para o bem estar)