Dobradinha brócolis e tomate pode ser aliada da saúde, diz estudo

Atualizado em 18 de outubro de 2017
Mais em Nutrição

Encontrada em diversos pratos como saladas, refogados, pizzas e lasanhas, a dobradinha tomate/brócolis pode trazer grandes benéficos para a saúde, principalmente, a dos homens. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Illinois (Estados Unidos), além de ser rica em antioxidantes, a combinação entre o sulforafane do brócolis e o licopeno do tomate pode blindar a próstata contra o câncer.

John Erdman, professor de nutrição da Universidade de Illinois, disse à revista Cancer Research que o tomate e o brócolis unidos têm compostos bioativos que trabalham por vias diferentes contra o câncer.

Durante o estudo, ratos de laboratórios infectados com células de câncer de próstata foram alimentados com uma dieta de 20 % de farinha de tomate e 10 % de farinha de brócolis. Enquanto isso, outro grupo de ratos consumiu ou apenas farinha de tomate ou só farinha de brócolis.

Depois de 22 semanas, os pesquisadores constataram que a dieta de tomate e brócolis havia reduzido os tumores de próstata dos ratos. Os animais também foram submetidos a biópsias que indicaram a redução na proliferação celular cancerígena.

Os pesquisadores que participaram do experimento disseram a publicação científica que, para obter tal resultado em escala humana, cada pessoa deveria consumir 1,4 xícaras de brócolis e 2,5 xícaras de tomate fresco ao dia.