Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Café diário não atrapalha suplementação de cafeína, diz estudo

Foto: Shutterstock

Uma crença comum entre atletas é a de que deixar de consumir o café na semana da competição reduziria a habituação do corpo à substância e amplificaria o efeito da cafeína (em forma de suplemento) no dia do evento.

Mas um artigo do professor da USP, Bruno Gualano, publicado no Journal of Applied Physiology, mostra que café e cafeína em forma de suplemento podem ser consumidos juntos sem que isso atrapalhe cause qualquer queda do efeito da cafeína na performance.

A pesquisa, feita com ciclistas na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, dividiu os participantes em três grupos de acordo com a frequência de consumo de alimentos que continham cafeína. 

No primeiro, os ciclistas tinham o hábito de tomar cerca de 6 a 8 xícaras de café por dia; no segundo grupo, o consumo era de 2 a 3 xícaras diárias; e no terceiro, os participantes não tomavam café.

 

Leia mais

13 alimentos que combatem o cansaço

5 dicas para criar o hábito de acordar cedo

5 dicas para um lanche pré-treino perfeito

 

No dia do teste, todos eles foram suplementadas com cápsulas de cafeína (6 mg por kg de cafeína) uma hora antes da realização da atividade física. Depois, repetiram o teste após ingerir cápsulas de placebo. Todos os participantes tiveram melhora no desempenho, independentemente do quanto tomavam de café em seu dia a dia.

Mas o pesquisador alerta que são necessários mais estudos do tipo e que envolvam participantes também do sexo feminino, com diferentes idades e diferentes graus de condicionamento físico. No grupo estudado, todos eram jovens do sexo masculino.

 

 

 

Clube O2

Ofertas com até 54% OFF

Compartilhe por email!