Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

As funções e benefícios do Ômega 3, um suplemento indispensável

Foto: Shutterstock

Um suplemento muito utilizado nos dias atuais é o Ômega 3. Muitos tomam sem saber qual é realmente a sua função e se funciona de verdade, muito menos conhecendo os verdadeiros benefícios do Ômega 3.

O que o vemos por ai são colegas de trabalho ou instrutores de academia que indicam para os alunos dizendo que faz bem, mas não explicam realmente o que é, e nem seus benefícios.

O Ômega 3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo poliinsaturado essencial. Os benefícios do Ômega 3 são muito importantes para a boa saúde e nutrição exclusivamente extraída da alimentação, nosso organismo não é capaz de produzi-lo.

 

Leia mais

Ômega-3 pode retardar envelhecimento cerebral, diz estudo

Os 5 fatores que te fazem comer mais

Dia do lixo: o que você precisa saber antes de comer o que quiser

 

É muito comum irmos até o supermercado e lermos nos rótulos de alimentos a seguinte frase: “enriquecido com Omega 3!” Na grande maioria, o fabricante não especifica qual o tipo de cadeia pertence esse Omega adicionado, se é de curta ou longa.

 

Onde podemos encontrar e quais são os benefícios do ômega 3?

 

Os mais eficientes sem dúvida nenhuma são os ômegas 3 de cadeias longas denominados: eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA), encontrados em boa quantidade nos peixes de águas frias (salmão, atum, bacalhau…). Já os de cadeias curtas têm pouca eficiência e benefícios para saúde e são extraídos dos óleos de soja, girassol e milho.

A introdução desse ácido graxo em nossa dieta vem despertando muita curiosidade entre os pesquisadores, pois muitos benefícios podem ser direcionados ao seu uso contínuo.

Estudos foram feitos com atletas de auto rendimento e foi constatado que a utilização do suplemento Ômega 3 de cadeia longa traz benefícios anti-inflamatórios.

Ao ser submetido a esforços intensos, o organismo dos atletas produz naturalmente uma série de substâncias e compostos químicos relacionados às lesões, como prostaglandinas, tromboxanos e algumas enzimas, as quais são mediadoras de processos inflamatórios, de estrutura semelhante aos ácidos graxos poliinsaturados ômega 3.

A diferença é que os ômegas 3 não estimulam processos inflamatórios, pois competem com os mesmos receptores, mas sem produzir um quadro inflamatório que cause a lesão.

Além de agir com extrema eficácia nos processos inflamatórios, um dos benefícios do Ômega 3 é que é um excelente combatente do triglicérides e do colesterol, desobstruindo as placas de ateroma, que se formam nas artérias coronarianas.

Não existe um consenso que determine qual a dosagem certa que se deve administrar de Ômega 3 por indivíduo/dia, portanto, é necessário que um Nutricionista avalie os hábitos e condutas alimentares de cada paciente para poder prescrever de maneira correta a dosagem necessária.

Clube O2

Essa você nunca viu: Clube O2 + O2 Box!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!