Goji berry pode ser aliada contra a gripe, diz estudo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Originária das montanhas do Tibete, e vendida no Brasil desidratada, a goji berry é uma frutinha que se destaca (também) por ser rica em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico e ajuda a se proteger da gripe.  É o que diz um estudo feito pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos. Durante 30 dias, os pesquisadores deram uma bebida à base da fruta para camundongos mais velhos, que responderam melhor à vacina antigripal após serem expostas ao vírus da doença.

Durante a pesquisa, os camundongos foram separados em dois grupos: um deles recebeu duas vacinas antes de serem infectados com o vírus da gripe, e o outro, além de ser vacinado, ingeriu líquido composto por goji berry.

Depois do experimento, os pesquisadores observaram uma quantidade muito maior de anticorpos nos roedores que foram alimentados com as goji berries, bem como uma menor perda de peso (um dos sintomas da infecção),  em comparação com o outro grupo de controle que apenas recebeu a vacina.

A autora da investigação, a Dra. Simin Meydani, disse ao Journal of Nutrition, periódico que publicou a pesquisa, que a goji berry aprimora a ação das células capazes de ativar unidades do sistema imunológico que combatem infecções.

Entretanto, a pesquisadora ressalta que são necessários outros estudos para verificar se idosos teriam os mesmos benefícios ao consumir a fruta.