Goji berry: promessa de ajuda na dieta

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Imagine uma fruta que de tão venerada tem até uma estátua em sua homenagem na China. Pouco conhecida no Brasil, a goji berry é considerada um milagre para os chineses da cidade de Zhongning (cidade natal do fruto), na província de Ningxia, que enxergam no alimento uma forma de manter-se saudável e longe de doenças.

Mais do que isso, o fruto vem ganhando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros com a promessa de queimar gordura, enrijecer os músculos e ainda combater a flacidez e a celulite. Com alta concentração de vitamina C, ela já foi tema de estudo publicado no ‘American Journal of Clinical Nutrition’, uma das publicações mais conceituadas da área.

A pesquisa revela também que cada 100 gramas, ou uma xícara de chá, contém 2.500 miligramas de vitamina C, quantidade 50 vezes maior que uma laranja. Além disso, ficou comprovada a alta concentração de vitaminas B1, B2 e B6, que ajudaram os participantes da pesquisa a perder peso.

“Ela não é considerada uma fruta calórica e contém nutrientes que auxiliam a enrijecer os músculos e ainda serve como poderoso antioxidante”, explica a nutricionista Mariana Rodrigues, lembrando que nem mesmo o gosto levemente azedo, é um problema para inserir o alimento na dieta. "Para evitar o gosto amargo, é possível incluir no iogurte, misturar com cereais, bater com leite e até mesmo preparar doces."

Semelhante a um pequeno tomate, o alimento pode ser encontrado, na forma desidratada, em lojas de produtos naturais ou e em farmácias de manipulação que comercializam cápsulas da goji berry. Uma caixa com 60 comprimidos pode custar até R$ 120,00. Já a versão seca sai por cerca de R$ 30,00 (pacote com 100 gramas). 

"Ele pode ajudar na saúde de atletas e não atletas. O interessante é consumir pequenas doses dessa frutas pela manhã, tarde e noite. Seriam cerca de 50 a 100g nas três refeições", orienta o nutricionista Luis Ricardo Alves, lembrando que nenhum alimento é milagroso. "Sempre há melhoras da saúde e da forma física, mas precisa estar aliado ao descanso, boa alimentação diária e treino". 

Para os mais preguiçosos, outra notícia. Segundo análise realizada pelo ‘Journal of Alternative and Complementary Medicine’, foi detectado nos voluntários testados um aumento do nível de energia, desempenho atlético, melhora na qualidade do sono, recuperação da fadiga e capacidade de despertar. 

10 benefícios da goji berry

1) reduz gordura abdominal;
2) enrijece os músculos;
3) poderoso antioxidante;
4) combate a celulite;
5) evita flacidez;
6) pouco calórico;
7) aumenta energia;
8) melhora qualidade do sono;
9) menos desgaste físico;
10) evita o envelhecimento precoce.

Atenção

Apesar de todos os benefícios, Alves faz um alerta para a versão desidratada na fruta. "Algumas frutas secas, se consumidas em grande quantidade, podem jogar a glicose muito rapidamente na corrente sanguínea, fazendo com que o corpo libere muita insulina. Deste modo, o corpo irá entender que a glicose existente não é necessária, promovendo a fome", conclui.