ShutterstockFoto: Shutterstock

Por que os homens devem beber mais água que as mulheres

Atualizado em 20 de fevereiro de 2018
Mais em Nutrição

Dados oficiais da Autoridade Europeia da Segurança Alimentar (EFSA) indicam que as mulheres devem consumir dois litros de água diariamente, enquanto a quantidade necessária para os homens é maior: 2,5 litros. Mas o que explica essa diferença?

A resposta está no peso e no volume corporal, geralmente superior para homens. “Um homem médio pesa 80 quilos e 60% de seu volume corporal é constituído por água, o que equivale a cerca de 48 litros. Uma mulher pesa, em média, de 60 a 65 quilos, o que corresponde a 36 litros de água. Essas diferenças explicam as diferenças das recomendações. Trata-se de uma questão de volume, de compartimentos celulares”, diz Lluís Serra, professor de medicina e saúde pública da Universidade de Las Palmas, entrevistado pelo jornal El País.

A quantidade de calorias ingeridas durante um dia também interfere na necessidade que os homens têm de beber mais água. “Normalmente, o aconselhável é beber um mililitro de água por cada quilocaloria”, sugere Serra.

 

 

Portanto, uma dieta equilibrada, segundo os pesquisadores, envolve 2.500 calorias e 2.500 ml de água por dia para os homens. Para mulheres, o número ideal de calorias e ml de água cai para 2.000.

Serra, entretanto, ressalta que esse cálculo pode sofrer variações. Níveis intensos de atividade física e altas temperaturas aumentam a necessidade de beber água para os dois gêneros.

A idade também representa um fator importante na hora de determinar a quantidade de líquido ingerido. Pessoas mais velhas tendem a beber menos água, por exemplo.

“As pessoas mais velhas precisam de menores quantidades de água para que se sintam saciadas. Também surge o medo da incontinência urinária”, conclui.