Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Por que os homens devem beber mais água que as mulheres

Foto: Shutterstock

Dados oficiais da Autoridade Europeia da Segurança Alimentar (EFSA) indicam que as mulheres devem consumir dois litros de água diariamente, enquanto a quantidade necessária para os homens é maior: 2,5 litros. Mas o que explica essa diferença?

A resposta está no peso e no volume corporal, geralmente superior para homens. “Um homem médio pesa 80 quilos e 60% de seu volume corporal é constituído por água, o que equivale a cerca de 48 litros. Uma mulher pesa, em média, de 60 a 65 quilos, o que corresponde a 36 litros de água. Essas diferenças explicam as diferenças das recomendações. Trata-se de uma questão de volume, de compartimentos celulares”, diz Lluís Serra, professor de medicina e saúde pública da Universidade de Las Palmas, entrevistado pelo jornal El País.

A quantidade de calorias ingeridas durante um dia também interfere na necessidade que os homens têm de beber mais água. “Normalmente, o aconselhável é beber um mililitro de água por cada quilocaloria”, sugere Serra.

 

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre cápsulas de sal

Os benefícios de tomar água com limão de manhã

Hiponatremia: quando beber água em excesso pode prejudicar o corredor

 

Portanto, uma dieta equilibrada, segundo os pesquisadores, envolve 2.500 calorias e 2.500 ml de água por dia para os homens. Para mulheres, o número ideal de calorias e ml de água cai para 2.000.

Serra, entretanto, ressalta que esse cálculo pode sofrer variações. Níveis intensos de atividade física e altas temperaturas aumentam a necessidade de beber água para os dois gêneros.

A idade também representa um fator importante na hora de determinar a quantidade de líquido ingerido. Pessoas mais velhas tendem a beber menos água, por exemplo.

“As pessoas mais velhas precisam de menores quantidades de água para que se sintam saciadas. Também surge o medo da incontinência urinária”, conclui.

Clube O2

Economize nas provas e escolha seu frequencímetro!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!