Importância Medicinal e Nutricional do Shitake

Atualizado em 27 de julho de 2016
Mais em Nutrição

 O cogumelo Shitake é um dos mais amplamente cultivado no mundo, tanto para a produção de medicamentos como também para a culinária. Devido ao seu uso tradicional em medicamentos do povo asiático e sua disponibilidade, foi o assunto de intensa pesquisa. Várias pesquisas já demonstraram que o Shitake possui efeito antifúngico, antitumor e antiviral.

O Shitake é uma das fontes mais populares de proteína no Japão, e a principal na China e outras partes do Beira de Pacífico. Como uma fonte de alimentação, tem os atributos combinados de ser apetitoso, nutritivo e dietético. Shitake tem qualidades nutricionais adequadas para servir como um prato principal. Adapta-se bem às receitas como um substitutivo da carne.

Acredita-se que o efeito antiviral seja dado pela habilidade do Shitake para produzir interferon. Pesquisadores informaram que o consumo de congumelos Shitake diminui o colesterol do sangue em níveis de até 45%.

Os resultados mais dramáticos aconteceram quando foram ingeridos alimentos de alto teor de colesterol simultaneamente com o Shitake. Em dois estudos em humanos, o colesterol baixou 6 a 15 por cento quando a quantidade de Shitake consumida era de nove gramas por dia, ou aproximadamente 10 cogumelos secos de tamanho médio.

Shitake também mostrou a capacidade para baixar pressão alta em animais de laboratório. Lentinan, que é o nome dado a uma fração de polissacarídeos altamente purificada de cogumelos Shitake, é uma droga aprovada no Japão, e geralmente é administrada por meio de injeção e usada como um agente para prolongar a sobrevivência de pacientes em terapia de câncer convencional, como também em pesquisa sobre AIDS.

O Lentinan está comercialmente disponível para uso clínico. Em 1987 foi a droma anticâncer mais vendida no Japão. Lentinan não somente é útil para tratamento de câncer, mas também pode prevenir o aumento de dano aos cromossomos induzido por drogas anticâncer.

Adicionalmente, o Shitake contém todos os aminoácidos essenciais em proporções melhores que soja, carne, leite ou ovos, como também minerais em uma boa mistura, e vitaminas A, B, B12, C, D e Niacina.

O Shitake produz uma combinação ideal para absorção de gordura que ajuda a redução de peso. É delicioso comer e faz bem para você.

Saiba mais como preparar cogumelos e combiná-los no site www.nutricaoedesenvolvimento.com.br.