Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Benefícios e receitas com inhame para turbinar a imunidade

Foto: Shutterstock

Sabe aquele vegetal que fica sempre perto da batata-doce na feira, e tem a casca meio peluda e marrom? Esse aí é o inhame. Apesar de sua aparência pouco atraente, o inhame é dos alimentos mais poderosos para fortalecer a imunidade e remover as impurezas do sangue. Além de muita gente ter dúvidas ao preparar receitas com inhame, muitas sequer fazem ideia de sues benefícios. Vamos falar deles.  

Benefícios

Na medicina oriental, ele é recomendado por sua abundância em zinco, mineral que ajuda a fortificar os gânglios linfáticos, linha de frente da defesa do nosso sistema imunológico. É fonte de fibras e carboidratos complexos (de baixo índice glicêmico), responsáveis por equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Por ter vitaminas do complexo B e folato, é importante para a saúde e a fertilidade do coração. Também é rico em minerais como cobre, cálcio, potássio, ferro, manganês, fósforo, e especialmente rico em potássio, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a manter a pressão arterial.

O inhame é tão versátil que, depois de ler esta matéria, este alimento fará parte de seu cardápio pra valer. Pode ser usado em massas de pães, bolos, nhoque, pode ser ingrediente de sucos e smoothies, vira sorvete, brigadeiro, leite vegetal, purê etc. 

Receitas com inhame

“Tem que cozinhar antes?”, “é igual a batata-doce?”, “como comer o inhame?

É muito simples. Se preferir cozinhar, basta ferver uma panela com água e adicionar o inhame, com casca e tudo. Após cerca de 30 minutos, a casca começa a se soltar, sinal de que o vegetal está no ponto certo para consumo e uso culinário.

Sorvete de inhame

Ingredientes

3 bananas congeladas

1 inhame japonês cru descascado

3 colheres de pasta de amendoim integral sem açúcar

1 colher de chá de óleo de coco

Modo de fazer: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata de 3 a 5 minutos. Coloque no congelador por 2 horas. Está pronto para servir. 

 

Tapioca de inhame com cenoura

Ingredientes

2 inhames ralados crus 

1 cenoura ralada crua direto na frigideira

1 colher de chá de óleo de coco

Sal a gosto e temperos (cúrcuma, lemon pepper, curry e canela são boas opções)

Modo de fazer: aqueça a frigideira, adicione o óleo de coco e espere esquentar um pouco. Em seguida, misture os inhames ralados com a cenoura ralada e espalhe-os pela frigideira, no formato e na espessura que preferir. Adicione orégano, sal, lemon pepper ou outro tempero da sua preferência. Quando sentir que a massa está pronta para virar, com uma espátula vire do outro lado para dourar. Para servir, você pode preparar uma salada verde para acompanhar, ou adicionar recheios variados de folhas, queijos ou outro que preferir. 

 

Sucão verde com inhame

Ingredientes

1 limão

1 pedaço de gengibre

2 inhames crus descascados

4 folhas de couve

300 ml de água de coco

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador por 3 minutos. Coe se preferir. 

O único cuidado que deve-se tomar ao consumir e preparar receitas com inhame cru, é que ele é um dos alimentos ricos em ácido oxálico, que pinica a pele. Se sua polpa tiver muitos “cristaizinhos” finos como agulhas, prefira cozinhá-lo.  

Tipos de inhame

O inhame com poderes medicinais é o inhame chinês, pequeno, cabeludo e de superfície marrom. Seu interior pode ser branco ou arroxeado. Há também o inhame-do-norte e o cará, maiores e mais lisos, mas não tão poderosos como o primeiro.

 

Leia mais

Como fazer tapioca de batata-doce e de inhame

5 receitas de café da manhã diferentes do pãozinho

Como fazer chips saudáveis de legumes e verduras

 

Benefícios segundo a ciência

Um artigo de revisão de 2016, publicado no International Journal of Food Scienceanalisou as qualidades nutricionais de algumas raízes e tubérculos para a saúde, inclusive o inhame. Conclusão: além de fornecer energia, esses alimentos contam com propriedades antioxidantes, hipoglicêmicas, antimicrobianas e imunomoduladoras. Por isso, são funcionais e atuam como ingredientes nutracêuticos que podem atenuar doenças crônicas não transmissíveis.

Clube O2

Economize nas provas e escolha seu frequencímetro!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!