Iogurte pode ajudar mulheres a perder peso e controlá-lo, diz estudo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mulher

Se você está na luta contra a balança, tomar pelo menos um potinho de iogurte (alimento rico em probióticos) por dia pode ser uma ótima arma. É o que diz um estudo feito pela Universidade de Laval, no Canadá, que constatou perda de peso duas vezes maior em mulheres que consumiram o laticínio, em relação às que não incluíram o produto em sua dieta.

Durante o experimento, os pesquisadores monitoraram 125 pessoas obesas, entre homens e mulheres, por 24 semanas. Nesse período, metade delas tomou duas pílulas diárias de probióticos – equivalentes a um pote de iogurte – e o restante dos voluntários ingeriu pílulas de placebo.

Nas 12 primeiras semanas, todos os participantes também foram submetidos a uma dieta com baixo nível calórico. Já nas últimas 12 semanas, eles seguiram um plano de dieta personalizado para controlar o peso.

Após as 12 semanas iniciais, as mulheres da pesquisa que tomaram as pílulas de probióticos perderam, em média, 4,4 quilos, enquanto as voluntarias que ingeriram as pílulas de placebo ficaram 2,5 quilos mais magras. Na segunda parte do período de testes, foi constatado que as garotas dos probióticos ainda continuaram perdendo  peso.  Elas ficaram 5,2 quilos mais leves, em média, do que as meninas do placebo, que mantiveram sua perda de peso inicial.

Por fim, os pesquisadores concluíram que os probióticos podem influenciar de modo positivo as bactérias do estômago, além de melhorarem o metabolismo e a digestão. Apesar do resultado entre as mulheres, os probióticos não tiveram impacto na perda de peso entre os homens participantes do estudo.