Ironman: O que comer antes, durante e depois...

Atualizado em 22 de julho de 2016
Mais em Nutrição

Em meio a uma discussão casual junto a uma mesa de bar, tendo surgido a dúvida de quem seria o atleta mais bem condicionado – o nadador , o ciclista ou o corredor – decidiu-se responder finalmente a questão combinando as três atividades. Percursos já existentes no Havaí, para provas isoladas de resistência nas três modalidades, foram tomados como parâmetros e assim, em 1978, 15 homens competiram na primeira edição do que mais tarde seria conhecido como o Campeonato Mundial do Iron-man. Desde então o interesse pelo esporte vem se multiplicando a ponto de terem sido admitidos, na prova de 1984, 1250 competidores, todos eles previamente submetidos a rigorosa seleção.

A prova compreende 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de bicicleta e 42 quilômetros de corrida, e atualmente tem sido disputada em diferentes países do mundo. Do ponto de vista nutricional, os carboidratos são as principais fontes de energia para os músculos, tanto durante a fase de treinamento quanto nos dias que antecedem a prova, o que torna disponível grandes reservas de energia para um melhor desempenho durante a competição. No entanto, é necessário que os demais nutrientes sejam incluídos na dieta de forma equilibrada para atender a todas as necessidades individuais.

Alimentação nos dias que antecedem a prova

Lembre-se de coisas importantes para a preparação:

 

1. Tudo que contiver gordura em excesso poderá limitar sua capacidade de esforço no dia da prova.

? Gorduras : frituras , molho branco com queijo ou creme de leite, queijo amarelo, empanados, à milanesa;

 

2. A prioridade total é encher os músculos de carboidratos que é a energia principal utilizada neste tipo de prova.

 

? Uma semana antes aumentar os carboidratos da dieta:

Batatas, Arroz, Pão, Macarrão, Cereais, Mandioca. Não significa que precisa comer um volume muito grande, mas sim dar preferência para este grupo de alimentos.

3. Cuidado com alimentos estranhos

? Evitar em todas as refeições alimentos que possam causar má digestão como:

– Grãos (feijão, milho, ervilha, grão de bico);
– Evite misturas e prefira os preparados de forma mais simples: sem molhos, sem cremes, somente os cozidos, grelhado ou assados.

4.Fracione as refeições

? De preferência não coma volumes maiores ao que já está acostumado e fracione as refeições, ou seja, coma durante o dia a cada duas ou três horas: frutas, sucos, sanduíches, sorvetes de fruta sem cremes e coberturas, bolachas ou biscoitos salgados e doces, porém evitar aqueles recheados e com alta concentração de açúcar.

Café da manhã do dia da prova:

 

1. Esta refeição deve acontecer 2 a 3 horas antes da prova.
2. Não ingerir nenhum alimento estranho, que não esteja acostumado
3. Manter o de costume, aumentando as porções de carboidrato:

-Pão com requeijão light, peito de peru ou queijo magro com geléia ou mel.

-Bolo simples

-Macarrão

-Frutas: sem casca, semente ou bagaços (maçã; banana; pêra)

4. Evite a ingestão de leite, prefira iogurte ou suco natural diluído em água mineral.

5. Evitar fibras: cereais fibrosos, barras de cereais, pão integral, e produtos de leite integrais e queijos amarelos ou frios gordurosos.

 

Durante a prova

 

NATAÇÃO

A natação será o menor tempo da prova. Você estará com seus estoques cheios. Não existe posto de água no percurso. Portanto, assim que chegar da natação, após tirar sua roupa e chegar na transição ingira 250ml de água ou bebida esportiva que deve estar pronta junto a sua bike.

PEDAL

i. Tenha certeza de que as caramanholas estejam cheias de bebida esportiva. Sua meta DEVE SER consumir pelo menos 500ml de líquidos por hora de prova.

ii. É muito importante que consuma bebidas e suplementos adicionados de sódio para evitar desidratação. Fique atento aos rótulos dos produtos e consuma também alimentos salgados. Você pode levar sal puro e consumir uma pequena quantidade com água para evitar problemas. Ou usar as cápsulas de sal.

iii. Você tem que atingir de 50g de carboidrato por hora de pedal. este é o momento mais importante da prova para manter seus estoques cheios. tenha calma, se concentre e coma a cada hora.

iv. O ideal é manter o que vem fazendo em seus treinos. Use alimentos no início da prova e depois use os industrializados. No início o corpo aceita melhor os sanduíches, batatas, e biscoitos salgados simples.

v. Na tabela abaixo você encontra as quantidades de carboidrato dos alimentos.

vi. A maneira mais fácil de atingir as quantidades de carboidrato é usar a bebida esportiva associada a um alimento sólido durante todo o percurso.
vii. Use os postos de água e gatorade para refazer seus estoques de líquidos.

3. É mais difícil ingerir e mastigar alimentos durante a corrida. Portanto coma bem no ciclismo e deixe os géis de carboidrato para a corrida. O gel deve ser SEMPRE ingerido com água para evitar enjôos, náuseas e mal estar.

4. Aproveite todas as águas e bebidas esportivas do percurso.

ATENÇÃO !

Se durante a corrida sentir sinais de tontura, ânsia de vomito e fraqueza generalizada, é sinal que se desidratou e/ou está com a taxa de açúcar muito baixa: hipoglicemia. Neste caso, bebidas com alta concentração de açúcar como os refrigerantes, ou outras, poderão corrigir este mal estar elevando o açúcar no sangue , ajudando-o a continuar a prova. Preste atenção na perda de sódio pela sua roupa. Se estiver muito esbranquiçada ingira sal.

 

Numa situação de sede extrema prefira a água depois outro tipo de bebidas com alguma mistura.

 

Tabela 1: Quantidade de carboidrato em produtos esportivos

 

Gramas de Carboidrato

Medida

Caseira

Cal

Barras Energéticas

40 á 50g

1 unid

230 á 300

Carboidrato em Gel

20 á 28,0g

1unid

100

Bebidas Esportivas

30 á 40g

2 copos

(500ml)

120 á 160

 

 

Tabela 2: Quantidade de carboidrato em alguns alimentos

 

Gramas de Carboidrato

Medida

Medida Caseira

Pão de forma

14 g

25g

1 fatia

Batata cozida

13g

70g

1 unidade pequena

Uva Passa

17,5g

 

1 punhado

Banana

17g

65g

1 unidade

Biscoito salgado simples

5,5g

8g

1unidade

 


Depois da prova – parabéns!

? Antes de cair na cama tente fazer uma refeição rica em carboidratos e proteínas o mais rápido possível;

? A recuperação da hidratação também deve ser priorizada por meio de sucos, água e água de coco. A ingestão de líquidos após a prova deve ser equivalente a 150% do peso perdido. Por exemplo, a perda de 1kg implica na ingestão de 1,5 litro de líquidos.