Leite pode ser um bom repositor, diz estudo

Atualizado em 27 de junho de 2017

Já imaginou leite em uma caramanhola? Seria estranho, no mínimo. Mas e se dissessem que ele é mais eficiente que os tradicionais isotônicos na hora de repor fluídos durante um exercício físico? É o que mostra um estudo da Universidade de Griffith, uma das mais conceituadas da Austrália e referência na pesquisa esportiva.

O estudo comparou o potencial de reidratação de diferentes bebidas feitas a partir do leite, com outras feitas de carboidratos e eletrólitos. E o resultado mostrou que os diferentes tipos de bebidas de leite foram opções mais efetivas de reidratação que o isotônico.

A pesquisa, publicada no “Applied Physiology, Nutrition and Metabolism”, contou com a participação de 15 ‘homens ativos’, que pedalaram em bicicletas ergométricas com roupas pesadas para facilitar a perda de água.

Cada participante pedalou entre 70% a 80% de sua frequência cardíaca máxima (conforme a idade) e até 1,8% do seu peso inicial ser perdido. Eles então tiveram que ingerir uma de quatro bebidas (três feitas com leite e um isotônico) em volumes equivalentes a 150% do peso perdido em uma hora. Posteriormente, amostras de sangue e urina foram retiradas assim como foram medidas do corpo e de tolerância gastrointestinal em um período de quatro horas de descanso.

Os resultados mostraram que, apesar de o leite não eliminar a sede, a perda de peso foi maior com quem bebeu isotônico. De acordo com os pesquisadores, a existência de proteína e sódio nas bebidas feitas com leite ajudam a reter a perda de líquidos pós-treino. No entanto, os que beberam leite se sentiram mais ‘cheios’ e com mais dores estomacais.

O estudo conclui, assim, que as bebidas feitas com leite podem servir como repositores, mas ressalta que ainda são necessárias mais pesquisas para saber quanto da bebida é utilizada para repor e quanto é simplesmente estocada. De qualquer forma, o leite pode sim ser usado como um efetivo repositor pós treino de ciclismo, já que sua alta concentração de proteína ajuda no processo de recuperação.

Lembrando que a reposição de líquidos pós-treino é fundamental para manter a temperatura do corpo no ponto ideal.

Foto: Shutterstock